O que é e como funciona o neuroUP Database

FISIOLOGIA X SINTOMAS CLÍNICOS A especialidade de DTM e dor orofacial está passando por um crescimento acelerado no Brasil. Diversas inovações tecnológicas estão começando a ser aplicadas nos consultórios. Porém, uma dificuldade ainda recorrente é a falta de instrumentos objetivos na avaliação fisiológica dos pacientes. As alterações musculares costumam surgir de forma silenciosa e as modificações fisiológicas…

Continue Lendo →

Bruxismo em Vigília e a Perda Dentária Progressiva

Um estudo publicado na revista PLoS One demonstrou que o bruxismo em vigília pode estar relacionado com a perda dental progressiva. Os autores também defenderam que a medição dos movimentos parafuncionais diurnos poderia ser utilizada como prognóstico da estabilidade do sistema estomatognático. Durante o estudo, os pesquisadores analisaram três grupos de pacientes, onde um desses…

Continue Lendo →

Pacientes com dor nos músculos mastigatórios tendem a realizar o apertamento dos dentes com maior frequência do que pessoas sem dor.

Pesquisadores da Itália, Holanda e Canadá realizaram conjuntamente, em maio desse ano, um levantamento sobre a diferença de atividade dos músculos mastigatórios entre mulheres com e sem dor em tais músculos. Durante o estudo, dois grupos de mulheres, um queixando-se de dor e outro sem dores, foram submetidos a realizar atividades comuns como ler, jogar videogame e responder…

Continue Lendo →

Os fortes efeitos do biofeedback no bruxismo de vigília

De acordo com a pesquisa publicada no Journal of Prosthodontic Research, com o título Effect of electromyogram biofeedback on daytime clenching behavior in subjects with masticatory muscle pain, o treinamento com o biofeedback reduziu significativamente os episódios de apertamento dental em pacientes com bruxismo em vigília associado a dor muscular. Na pesquisa, que fora realizada pelo departamento de…

Continue Lendo →

A eficácia dos tratamentos em biofeedback

O biofeedback se mostra mais eficiente do que terapias de relaxamento. É o que aponta o artigo “Meta-Analysis of Biofeedback for Tension-Type Headache: Efficacy, Specificity, and Treatment Moderators”, escrito por um grupo de pesquisadores da Universidade de Marburg na Alemanha no “Journal of Consulting and Clinical Psychology” em 2008. A pesquisa aponta como o tratamento possui efeitos fortes e…

Continue Lendo →

Nosso Diretor executivo foi entrevistado na Revista CESAR

Na ultima edição da “revista CESAR” nosso Diretor executivo, Ubirakitan Maciel foi entrevistado para falar um pouco sobre investimentos em inovações tecnológicas e o quão importantes eles são. Se interessou? Quer ver a revista completa? É só baixar em: http://bit.ly/revistacesar03download A neuroUP tem a missão de tornar a neurotecnologia acessível para todas as pessoas, permitindo que conhecimentos…

Continue Lendo →

A Drª. Juliana Stuginski fala sobre a neuroUP

Nessa ultima semana a Drª Juliana Stuginski publicou em seu blog, Juliana Dentista, uma entrevista concedida a Carina Dragone do Programa Adapt TV, da TV local de Franca, São Paulo, onde ela falou sobre bruxismo. Nessa entrevista a Juliana falou um pouco também sobre o nosso dispositivo e nós da neuroUP ficamos felizes em saber que a Drª. tem tido…

Continue Lendo →

Saúde baseada em evidências

Na prática clínica os profissionais de saúde precisam tomar uma série de decisões sobre diagnóstico, prognóstico e recomendações de intervenções para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A prática da saúde baseada em evidências consiste em utilizar os melhores conhecimentos científicos disponíveis para nortear estas decisões clínicas em situações reais do dia-a-dia. Este paradigma…

Continue Lendo →

Professora de Odontopediatria da UFPE comenta aplicações do Biofeedback ao Bruxismo de Vigília

Continue Lendo →

A Técnica de Biofeedback para Dores Orofaciais – O Guia para Dentistas

Uma área recente da Odontologia vem atraindo a atenção dos pacientes e da comunidade científica: a especialidade em disfunção temporomandibular e dor orofacial. Para quadros de dores musculares na região da cabeça, um tratamento satisfatório que tem se destacado na área é o Biofeedback Muscular.

Você deve estar se perguntando duas coisas: Em que se baseia esse tratamento e o que ele tem de diferente? Bem, hoje vamos fazer uma análise sobre tudo que você precisa saber sobre o tratamento do Biofeedback Muscular por Eletromiografia.

Continue Lendo →