Aplicações do Biofeedback muscular

You are currently viewing Aplicações do Biofeedback muscular

A tecnologia de Biofeedback é uma técnica de treinamento muscular capaz de fazer leitura em tempo real da atividade elétrica dos músculos em dispositivos modernos de excelente custo benefício. Com isto, pode potencializar os resultados e trazer melhor compreensão da atividade muscular.

Os equipamentos são oferecidos com certificação (treinamento), suporte especializado, acesso aos módulos de Biofeedback para app, jogos interativos, dentre outros benefícios.

Neste texto, vamos falar da utilização da técnica de Biofeedback em exercícios para treinamento muscular na região orofacial e na biomecânica. 

Biofeedback para treinamento muscular 

O Biofeedback é bastante utilizado para guiar exercícios. Seu uso, durante o atendimento, permite um acompanhamento detalhado, em tempo real, demostrando se a atividade muscular está sendo executada da maneira correta. 

Os eletrodos colocados na pele captam a atividade elétrica dos músculos e enviam para um software (aplicativo para Smartphones ou Tablets), que interpreta a atividade. Através desta funcionalidade, é possível corrigir na mesma hora o movimento, proporcionando uma maior evolução e aumento da consciência corporal. 

Devido ao seu caráter não-invasivo, esta é uma técnica que pode ser utilizada rotineiramente, sem causar danos. 

Funções:

  • Controle fino da musculatura;
  • Recuperação motora;
  • Aprendizado neuromuscular.

Biofeedback – Biomecânica

Devido à neuroplasticidade de nosso sistema nervoso, o cérebro possui a capacidade de se adaptar a novos estímulos.  Esta habilidade pode ser potencializada com o auxílio do biofeedback. 

Através do reforço das conexões cerebrais que comandam a redução da contração dos músculos, o equipamento pode ajudar na identificação de estratégias para maior eficácia no treinamento.

Funções da técnica:

  • Guiar exercícios;
  • Favorecer o aprendizado do relaxamento dos músculos espásticos;
  • Auxiliar no controle da contração muscular.

Biofeedback na região orofacial e deglutição

Esta tecnologia traz benefícios tanto para auxiliar na avaliação da região orofacial quanto para as sessões de treinamento e orientação, visto que é um valioso recurso de avaliação objetiva que permite identificar o grau de ativação muscular e ajudar a tornar conscientes os maus hábitos miofuncionais. 

Através do uso, o participante pode aprender a relaxar a musculatura mastigatória e a controlar os hábitos hipermotores. O uso da tecnologia é altamente recomendado para aliviar o desconforto e de forma preventiva. 

Funções da técnica:

  • Relaxamento muscular;
  • Consciência corporal;
  • Fortalecimento muscular;
  • Motricidade orofacial; 
  • Deglutição.

O Biofeedback pode ser utilizado diversos músculos do corpo e para diversas aplicações. Leia o e-book completo sobre Biofeedback e cconheça mais sobre a técnica:

Compartilhe esse conteúdo:

Deixe um comentário