Aplicações do Biofeedback muscular

You are currently viewing Aplicações do Biofeedback muscular

A tecnologia de Biofeedback é uma técnica de treinamento muscular capaz de fazer leitura em tempo real da atividade elétrica dos músculos em dispositivos modernos de excelente custo benefício. Com isto, pode potencializar os resultados e trazer melhor compreensão da atividade muscular.

Os equipamentos são oferecidos ao mercado e incluem acesso a conteúdos, treinamento com Certificação e suporte técnico. 

Neste texto vamos falar da utilização do Biofeedback em exercícios para treinamento muscular, na área neurofuncional,  na região orofacial e para deglutição.  

Biofeedback para treinamento muscular 

O Biofeedback é bastante utilizado para guiar exercícios. O uso do aparelho durante o atendimento permite que o profissional acompanhe, em tempo real, se a pessoa está realizando a atividade muscular de maneira correta. 

Os eletrodos colocados na pele captam a atividade elétrica dos músculos e enviam para um software (aplicativo para Smartphones ou Tablets), que interpreta a atividade.

Através desta funcionalidade, é possível corrigir na mesma hora o movimento, proporcionando uma maior evolução e aumento da consciência corporal. 

Devido ao seu caráter não-invasivo, esta é uma técnica que pode ser utilizada rotineiramente, sem causar danos. 

Funções:

  • Controle fino da musculatura;
  • Recuperação motora;
  • Aprendizado neuromuscular.

Biofeedback na área Neurofuncional

Devido à neuroplasticidade de nosso sistema nervoso, o cérebro possui a capacidade de se adaptar a novos estímulos.  Esta habilidade pode ser potencializada com o auxílio do Biofeedback. 

Através do reforço das conexões cerebrais que comandam a redução da contração dos músculos, o equipamento pode ajudar na identificação de estratégias para maior eficácia no treinamento.

Funções da técnica:

  • Guiar exercícios;
  • Favorecer o aprendizado do relaxamento dos músculos espásticos;
  • Auxiliar no controle da contração muscular.

Biofeedback na região orofacial e deglutição

Esta tecnologia traz benefícios tanto para auxiliar na avaliação da região orofacial quanto para as sessões de treinamento e orientação.

Em especial, para profissionais especializados em dores orofaciais: DTM (Disfunção Temporomandibular),  Bruxismo de vigília e Cefaleia Tensional.

Visto que é um valioso recurso de avaliação objetiva que permite identificar o grau de ativação muscular e ajudar a tornar conscientes os maus hábitos miofuncionais. 

Através do uso, o participante pode aprender a relaxar a musculatura mastigatória e a controlar os hábitos hipermotores. 

O uso do dispositivo é altamente recomendado para aliviar o desconforto e de forma preventiva. 

Funções da técnica:

  • Relaxamento muscular;
  • Consciência corporal;
  • Fortalecimento muscular;
  • Motricidade orofacial; 
  • Deglutição.

Como usar?

O primeiro passo após adquirir seu equipamento de Biofeedback é acessar o nosso manual completo. Nele, você encontra todos os detalhes do funcionamento e uso do dispositivo e do aplicativo.

O protocolo de uso consiste em: 1 sessão de avaliação, sessões de treinamento e 1 sessão de reavaliação.

Durante a avaliação, o participante deverá ficar em repouso, sem se movimentar, por alguns minutos.

É importante que, durante essa medição inicial, ele não veja e nem escute os sinais emitidos pela plataforma da neuroUP.

No relatório que será gerado, constarão informações sobre os níveis de agitação psicomotora e de tônus.

Assim, será possível confirmar se existe excesso de atividade muscular. Caso positivo, a indicação é que sejam realizadas as sessões.

Após as sessões, é fundamental realizar a reavaliação (idêntica à inicial) para averiguar se a pessoa já adquiriu a habilidade de relaxamento voluntário.

Caso os valores não estejam estatisticamente dentro da normalidade, poderão ser feitas mais sessões.

A técnica de Biofeedback muscular pode trazer inúmeros benefícios para as especialidades da saúde. Se você deseja saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar!

Compartilhe esse conteúdo:

Deixe um comentário