A tecnologia de Biofeedback é uma técnica de treinamento muscular capaz de fazer leitura em tempo real da atividade elétrica dos músculos em dispositivos modernos de excelente custo benefício. Com isto, pode potencializar os resultados e trazer melhor compreensão da atividade muscular.
Os equipamentos são oferecidos ao mercado e incluem acesso a conteúdos, treinamento com Certificação e suporte técnico.
Neste texto vamos falar da utilização do Biofeedback em exercícios para treinamento muscular, na área neurofuncional, na região orofacial e para deglutição.
Biofeedback para treinamento muscular
O Biofeedback é bastante utilizado para guiar exercícios. O uso do aparelho durante o atendimento permite que o profissional acompanhe, em tempo real, se a pessoa está realizando a atividade muscular de maneira correta.
Os eletrodos colocados na pele captam a atividade elétrica dos músculos e enviam para um software (aplicativo para Smartphones ou Tablets), que interpreta a atividade.
Através desta funcionalidade, é possível corrigir na mesma hora o movimento, proporcionando uma maior evolução e aumento da consciência corporal.
Devido ao seu caráter não-invasivo, esta é uma técnica que pode ser utilizada rotineiramente, sem causar danos.
Funções:
- Controle fino da musculatura;
- Recuperação motora;
- Aprendizado neuromuscular.
Biofeedback na área Neurofuncional
Devido à neuroplasticidade de nosso sistema nervoso, o cérebro possui a capacidade de se adaptar a novos estímulos. Esta habilidade pode ser potencializada com o auxílio do Biofeedback.
Através do reforço das conexões cerebrais que comandam a redução da contração dos músculos, o equipamento pode ajudar na identificação de estratégias para maior eficácia no treinamento.
Funções da técnica:
- Guiar exercícios;
- Favorecer o aprendizado do relaxamento dos músculos espásticos;
- Auxiliar no controle da contração muscular.
Biofeedback na região orofacial e deglutição
Esta tecnologia traz benefícios tanto para auxiliar na avaliação da região orofacial quanto para as sessões de treinamento e orientação.
Em especial, para profissionais especializados em dores orofaciais: DTM (Disfunção Temporomandibular), Bruxismo de vigília e Cefaleia Tensional.
Visto que é um valioso recurso de avaliação objetiva que permite identificar o grau de ativação muscular e ajudar a tornar conscientes os maus hábitos miofuncionais.
Através do uso, o participante pode aprender a relaxar a musculatura mastigatória e a controlar os hábitos hipermotores.
O uso do dispositivo é altamente recomendado para aliviar o desconforto e de forma preventiva.
Funções da técnica:
- Relaxamento muscular;
- Consciência corporal;
- Fortalecimento muscular;
- Motricidade orofacial;
- Deglutição.
Como usar?
O primeiro passo após adquirir seu equipamento de Biofeedback é acessar o nosso manual completo. Nele, você encontra todos os detalhes do funcionamento e uso do dispositivo e do aplicativo.
O protocolo de uso consiste em: 1 sessão de avaliação, sessões de treinamento e 1 sessão de reavaliação.
Durante a avaliação, o participante deverá ficar em repouso, sem se movimentar, por alguns minutos.
É importante que, durante essa medição inicial, ele não veja e nem escute os sinais emitidos pela plataforma da neuroUP.
No relatório que será gerado, constarão informações sobre os níveis de agitação psicomotora e de tônus.
Assim, será possível confirmar se existe excesso de atividade muscular. Caso positivo, a indicação é que sejam realizadas as sessões.
Após as sessões, é fundamental realizar a reavaliação (idêntica à inicial) para averiguar se a pessoa já adquiriu a habilidade de relaxamento voluntário.
Caso os valores não estejam estatisticamente dentro da normalidade, poderão ser feitas mais sessões.
A técnica de Biofeedback muscular pode trazer inúmeros benefícios para as especialidades da saúde. Se você deseja saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar!
