Como o Biofeedback pode ajudar no aprendizado neuromuscular

You are currently viewing Como o Biofeedback pode ajudar no aprendizado neuromuscular

Durante muito tempo, o fato de que o cérebro de adultos é limitado no aprendizado de novas funções neuromusculares foi uma crença comum – especialmente quando há uma lesão que afeta a área. 

Entretanto, ainda que as técnicas de reabilitação não regenerem a lesão sofrida no cérebro, é possível que nosso sistema nervoso se adapte a novos estímulos. 

Em resumo, outras partes do cérebro podem aprender a compensar, de forma parcial ou total, a função daquela área. Essa capacidade ocorre devido à neuroplasticidade cerebral.  

Atualmente, existem técnicas que potencializam esse aprendizado neuromuscular, e a utilização da tecnologia de Biofeedback é uma das possibilidades. Saiba mais.

Por que a habilidade neuromuscular é importante?

Antes de explicar como o Biofeedback atua, é preciso entender que possuir habilidade neuromuscular significa que seus nervos têm a capacidade de enviar sinais para que os músculos se contraiam.

Essa habilidade é essencial, pois o corpo precisa ser capaz de contrair os músculos, relaxar e neutralizar a força. Falando assim, parece complexo. Mas, essa atividade é algo que nosso corpo faz o tempo todo. Entenda:

  • Quando você se agacha para conseguir alcançar um objeto, seus músculos precisam se contrair para aguentar o peso do corpo;
  • Quando você precisa ficar em pé parado, os músculos se contraem para o corpo permanecer reto e estável.

Esses são apenas dois exemplos; contudo, também poderíamos falar do momento de fechar a mão em volta de uma maçaneta, segurar uma xícara, vestir uma camiseta, abrir uma torneira… São dezenas de atividades cotidianas que exigem essa habilidade, para que as articulações do corpo respondam adequadamente.

Como o Biofeedback atua no aprendizado neuromuscular?

Como nós já explicamos por aqui, o Biofeedback é uma tecnologia estudada desde a década de 60 e consolidada como uma técnica vantajosa para o treinamento neuromuscular avançado. 

A atuação do Biofeedback acontece através da realização de exercícios que treinam os nervos e músculos para reagirem e se comunicarem. Basicamente, os eletrodos colocados na pele captam a atividade elétrica dos músculos e enviam para um software (aplicativo para Smartphones ou Tablets) que interpreta a atividade muscular.

Na tela do celular, os desafios de um jogo são controlados pela tensão muscular do músculo selecionado. Isso ocorre de acordo com as capacidades de contração e relaxamento personalizadas antes do início da sessão. 

Essa funcionalidade permite que o movimento seja corrigido na mesma hora – o que proporciona uma maior evolução e aumento da consciência corporal. 

O treinamento exige constância, pois a evolução é sutil no início. Nas primeiras sessões, os neurônios precisam aprender a construir novas vias de comunicação, possibilitando que o cérebro adquira a habilidade de controlar a tensão muscular. 

Biofeedback muscular:

Capte dados para analisar a atividade dos músculos e para treinar o seu controle

Nas sessões seguintes, a ideia é firmar o aprendizado através do reforço e repetição. Afinal, quanto mais repetimos uma atividade, mais fácil o nosso cérebro responde. Por isso, é fundamental que o treinamento seja realizado até o final – mesmo que aparentemente o quadro já tenha sido revertido.

É válido ressaltar que esta é uma técnica a qual pode ser utilizada rotineiramente, sem causar danos, devido ao seu caráter não-invasivo.

Credibilidade e confiança nos resultados

O diferencial de uma tecnologia como o Biofeedback é que a pessoa em treinamento pode visualizar a atividade muscular em tempo real.

Ou seja, mesmo que ela ainda não consiga perceber a diferença no movimento, através das funcionalidades do software, ela pode observar que houve atividade. Isso faz toda diferença, pois gera maior confiança no treinamento e nos resultados.

Existem diversos artigos com evidências científicas que comprovam como o biofeedback pode ajudar no aprendizado neuromuscular. 

A tecnologia da neuroUP é acessível e de fácil aplicação prática. Se interessou pelo Biofeedback?

Entre em contato e saiba mais!

Compartilhe esse conteúdo:

Invista em Biofeedback e garanta mais engajamento, efetividade e precisão

Relatórios das sessões de Biofeedback

Deixe um comentário