As mãos no pós AVC | Janaína Costa

As mãos no pós AVC | Janaína Costa

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. Cerca de 70% dos indivíduos acometidos não retornam ao seu trabalho e 30% necessitam de auxilio seja pra deambular ou nas suas diversas atividades de vida diária, tendo um impacto bastante significativo na sua qualidade de vida.

Quais os treinamentos que podem potencializar os resultados da reabilitação para AVC?

Existem muitos tratamentos de reabilitação seja de atividade física ou de uso de aparelhos para auxiliar os pacientes com alterações motoras pelo AVC.

Hoje, iremos falar sobre o uso de equipamentos na reabilitação do AVC, mais especificamente sobre o uso do Biofeedback por eletromiografia. Essa técnica já é utilizada a décadas, nos principais centros do mundo, como HarvardStanfordJohns Hopkins e Duke University.

Encontre especialistas

PROFISSIONAIS CERTIFICADOS EM BIOFEEDBACK NA SUA região

Conheça o Biofeedback

Mas, em que consiste essa técnica?

Biofeedback por eletromiografia é uma técnica tanto de avaliação quanto de treinamento  que consiste no uso de eletrodos adesivos que detectam as mudanças da atividade músculo esqueléticas, transformando-as em sinais visuais e auditivos e que ensinam o paciente a contrair e relaxar os seus músculos (controle da tensão muscular).

Dessa forma, a técnica permite que o fisioterapeuta possa avaliar a resposta do paciente a um determinado exercício, podendo dessa forma decidir quais os grupos musculares deverão ser ativados.

Biofeedback é um instrumento seguro, não-invasivo para a promoção de bem-estar e é baseado em várias evidências científicas.

Várias pesquisas apontam que o biofeedback pode ser efetivo nas diversas habilidades desses pacientes, como, por exemplo, o uso funcional da mão e nas diversas atividades de vida diária, ajudando tanto a fortalecer a musculatura como relaxar.

“Uma das principais dificuldades do paciente com AVC é em relação a mão, sente dificuldade em abrir a mão, parece que quanto mais tenta abrir, mais seus dedos fecham, isso é relatado em mais de 90% dos pacientes aos quais eu atendo.” Analisa a fisioterapeuta Janaína Costa.

Mas como o Biofeedback por Eletromiografia poderá te ajudar na abertura da mão?

Com o biofeedback por eletromiografia o paciente pode controlar a sua contração muscular, utilizando as técnicas de respiração de modo que possa forma facilitar a abertura da mão.

myobox - neuroUP - avc - Janaina Costa

Por meio do aparelho é possível que possa visualizar o seu desempenho fazendo as correções necessárias e após o término é gerado um gráfico e dessa forma pode acompanhar em cada sessão. Como ele desempenhou e o que ele pode melhorar na próxima sessão, portanto a sessão torna-se mais interativa e dinâmica.

Eu utilizo biofeedback por eletromiografia, hoje são mais de 2300 sessões as quais faço uso do aparelho, mais especificamente do Myobox II da neuroUP. Na minha experiência nesses anos posso afirmar com toda a certeza que o biofeedback é uma das ferramentas que utilizo no processo de reabilitação do meu  paciente  junto  a outras técnicas de fisioterapia e que tem auxiliado muito  esse  processo de reabilitação, tanto numa fase inicial quanto numa fase mais tardia após AVC.

Olá, me chamo Janaína Costa sou Fisioterapeuta, com mestrado pela Universidade Trás Os Montes e Alto Douro em Portugal, professora das disciplinas de Fisioterapia Neurológica da Universidade de Passo Fundo no RS por 13 anos e com experiência na reabilitação de pacientes neurológicos a mais de 18 anos. Sou certificada em Biofeedback pela neuroUP desde 2017 e faço parte da rede neuroUP Home que possibilita o uso da tecnologia de forma domiciliar com meu acompanhamento remoto.

:telephone_receiver:Telefone/WhatsApp: 55 9192-7417
:envelope_with_arrow: E-mail: janafisio2013@gmail.com

Deixe uma resposta