O que é o Biofeedback?

O biofeedback é, basicamente, uma técnica de treinamento que ensina o controle avançado sobre os músculos (treinamento neuromuscular). O conceito começou a ser formulado na década de 60 por pesquisadores nos Estados Unidos e já é utilizado há décadas nos principais centros de ensino do mundo, como HarvardStanfordJohns Hopkins e Duke University

A tecnologia utiliza sensores para medir em tempo real a atividade elétrica dos músculos de forma objetiva, segura, reversível e não-invasiva. 

Através do biofeedback o profissional pode ter acesso às respostas do organismo da pessoa em treinamento, que comumente não seriam perceptíveis. Além disso, também é possível  autorregular o corpo e aprender estratégias efetivas de contração ou relaxamento. 

O treinamento beneficia principalmente as pessoas que têm dificuldade em controlar a ativação dos músculos de forma voluntária, pois o biofeedback acelera o processo de aprendizado.

Como a tecnologia de biofeedback da neuroUp
é aplicada?

A aplicação da técnica acontece através de um dispositivo que capta os sinais elétricos dos músculos. O dispositivo desenvolvido pela neuroUp é um aparelho sem fio e em miniatura de Biofeedback, o Myobox.

Na prática, o Myobox é fixado na pele através de eletrodos adesivos. Os eletrodos  possuem alta adesão e podem ser colocados com conforto em várias regiões do corpo.

Os sinais musculares captados são transmitidos em tempo real para um aplicativo, o “neuroUP”, que possui dois módulos, o Recovery e o Maestro. Além disso, o sistema possui a capacidade de identificar pequenas variações na atividade dos músculos, que não seriam detectadas sem a tecnologia. O aplicativo funciona tanto em celulares quanto em tablets.

Após o treino, os dados são transformados em relatórios para facilitar o acompanhamento da evolução. Assim, tanto o profissional quanto a pessoa em treinamento conseguem visualizar os resultados de forma mais objetiva. 

São muitas as especialidades que podem se beneficiar desta técnica. Se você deseja saber mais, em nosso blog você encontra materiais sobre as aplicações do Biofeedback Muscular.  

Para fazer o investimento nesta tecnologia e fazer parte de uma rede com mais de 190 profissionais na América Latina, entre em contato conosco.