A importância do Biofeedback na área neurofuncional

A importância do Biofeedback na área neurofuncional

O Biofeedback é uma tecnologia não-invasiva que mede a atividade elétrica dos músculos em tempo real, de forma objetiva, segura, e não-invasiva.  Para profissionais que atuam na área neurofuncional, essa técnica pode potencializar os resultados dos treinamentos neuromusculares. Por isso, é um recurso valioso, que pode ser utilizado em diversas regiões do corpo, tanto para avaliar, quanto para treinar os músculos.

O nosso cérebro possui a habilidade de se adaptar a novos estímulos devido à neuroplasticidade do sistema nervoso. Desse modo, através do reforço das conexões cerebrais que comandam a redução da contração dos músculos, o Biofeedback pode ajudar na identificação de estratégias para maior eficácia no treinamento – especialmente aos profissionais que auxiliam pessoas que tiveram AVC, lesões medulares, rigidez muscular, entre outros . Saiba mais:

Como o Biofeedback atua na área Neurofuncional

A área neurofuncional trabalha com o treinamento neuromuscular de pessoas com diversos tipos de traumas, lesões ou disfunções no cérebro. Mas, para além disso, também auxilia no aumento da autonomia motora, na melhoria na mobilidade física e articular e no ganho de força e equilíbrio e qualidade de vida.  

O papel do Biofeedback nessa área é aprimorar as técnicas utilizadas no treinamento. Algumas funções da técnica são:

  • Guiar exercícios avançados;
  • Auxiliar no controle da contração muscular;
  • Favorecer o aprendizado do relaxamento dos músculos espásticos.

Como os profissionais já sabem, é ideal que as sessões de exercícios sejam realizadas regularmente, para que a plasticidade neuronal seja estimulada adequadamente e o treinamento se torne mais efetivo. Afinal, os neurônios precisam receber impulsos de forma repetitiva e sequencial para que esse processo aconteça. Por isso, é muito importante que o profissional incentive e estimule seu cliente a persistir e ter confiança no processo.

Geralmente, o desenvolvimento motor de pacientes com lesões cerebrais é lento, com mudanças muitas vezes imperceptíveis a olho nu. Inclusive, uma das maiores dificuldades no treinamento dessas pessoas é estimulá-las a continuar, pois a falta de progresso desanima – e é aqui que entra o Biofeedback.

Através da nossa tecnologia é possível que o profissional demonstre os resultados para os seus clientes através do relatório das sessões. Então, mesmo que não seja possível observar mudanças no movimento, é possível ver que houve atividade muscular e que os neurônios estão sendo estimulados.

Poder entender essa evolução é fundamental para as pessoas, além de trazer mais confiança e credibilidade para o profissional.

Facilidade para demonstrar resultados

Um dos grandes diferenciais da tecnologia de Biofeedback é a possibilidade de analisar dados musculares de forma objetiva e prática. Isso é possível pois os sinais captados através dos sensores musculares são enviados para um software que analisa e interpreta os dados das sessões. 

Na plataforma neuroUP, ao finalizar as sessões no Módulo Maestro, esse sistema gera um relatório com informações gráficas e números para análise dos padrões funcionais de ativação durante a sessão. No relatório, o profissional tem acesso a informações como Potência Muscular Média e Contrações Fásicas por minuto. Além disso, o algoritmo da neuroUP realiza uma comparação estatística entre os dados da sua sessão com a base de normalidade, o que otimiza a etapa de análise dos dados.

Com todas essas funcionalidades, é visível o quanto o biofeedback na área neurofuncional traz benefícios para os treinamentos. Investir em tecnologia é investir no bem-estar dos seus clientes. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

neuroUP PRO | Biofeedback muscular profissional

Receba o suporte completo para a implantação do seu serviço profissional de Biofeedback. A assinatura inclui:

  • Certificação profissional (por videoconferência); 
  • Equipamento Myobox 2+ (sensor portátil de Biofeedback);
  • Anuidade do software PRO (relatórios estatísticos, módulos Premium de Biofeedback e backup dos dados na nuvem);
  • 100 eletrodos. 

Caso tenha dúvidas, a nossa equipe de suporte estará à disposição para te orientar com o necessário.

Deixe uma resposta