Experimento: como o nosso corpo reage ao trabalho?

.

▶ Como o nosso corpo reage ao trabalho?

Infelizmente, não existe trabalho perfeito. Por mais que gostemos da nossa área de atuação, é natural que algumas atividades ou pessoas nos tirem “do sério” durante a nossa jornada diária.

A todo momento, nós somos cobrados por responsabilidades, prazos e metas para cumprir. E, em muitos casos, o estresse desses eventos pode nos deixar em um estado contínuo de alerta e preocupação.

Para testar o impacto do trabalho no nosso corpo, a neuroUP realizou um experimento social utilizando o Myobox, um equipamento portátil de Biofeedback:

Reproduzir vídeo

Esse dispositivo mede o nível de tensão dos nossos músculos e transmite essa informação para um aplicativo para celular. O objetivo dessa tecnologia é ensinar as pessoas a relaxar e a controlar as tensões.

▶ TESTE

O experimento foi realizado em duas situações:

#1 Trabalho: o participante passou 20 min desempenhando atividades burocráticas, como pagar boletos e arquivar os comprovantes de pagamentos em uma planilha. Convenhamos, essa não é a atividade mais divertida para a maioria das pessoas. Durante esse período, o participante não recebeu nenhum tipo de feedback sobre o nível de tensão do seu corpo.

#2 Biofeedback:em seguida, o mesmo participante realizou uma sessão de 20 min recebendo o Biofeedback. No decorrer desse teste, ele ouviu um som de piano que tocava sempre que o seu nível de tensão muscular era maior do que o objetivo estipulado para ele. As metas foram determinadas automaticamente por um algoritmo de inteligência artificial desenvolvido pela neuroUP.

▶ RESULTADO

No vídeo, é possível notar que o sinal do jogo de Biofeedback manteve-se agitado e com muitas flutuações, durante o período de trabalho em atividades burocráticas (Figura 1).

Cada um dos pico de ativação, evidenciados pelo sistema de Biofeedback, representam momento de agitação psicomotora. O que é natural quando a pessoa não está confortável com uma situação.

De forma contrária, o sinal manteve-se com pequena variação durante toda a sessão sessão de Biofeedback, já que o participante utilizou estratégias efetivas de relaxamento durante o treinamento. Dessa forma, foi capaz de controlar a própria tensão voluntariamente.

Figura 1. Parte superior da imagem: Agitação motora durante o trabalho burocrático;  Parte inferior da imagem: relaxamento durante a sessão de Biofeedback

▶ CONCLUSÃO

A maioria das situações que nos causam estresse não podem ser evitadas, então é importante que as pessoas aprendam estratégias efetivas para controlar o próprio.

Com isso, será possível aprender a lidar com esses eventos desconfortáveis e voltar ao estado normal de calma com maior facilidade.

Todos nós somos capazes de controlar a tensão e atingir o relaxamento avançado, basta realizar o treinamento correto.

O Biofeedback é uma tecnologia acessível, muito fácil de utilizar e que tem ajudado milhões de pessoas no mundo a controlar o próprio corpo e melhorar a qualidade de vida.

Gostaria de conhecer a certificação em Biofeedback? Acesse:

Ubirakitan Maciel

Diretor científico da neuroUP

Mestre em Neurociências pela UFPE

contato@neuroup.com.br

Contato