.
▶ Como o nosso corpo reage ao trabalho?
Infelizmente, não existe trabalho perfeito. Por mais que gostemos da nossa área de atuação, é natural que algumas atividades ou pessoas nos tirem “do sério” durante a nossa jornada diária.
A todo momento, nós somos cobrados por responsabilidades, prazos e metas para cumprir. E, em muitos casos, o estresse desses eventos pode nos deixar em um estado contínuo de alerta e preocupação.
Para testar o impacto do trabalho no nosso corpo, a neuroUP realizou um experimento social utilizando o Myobox, um equipamento portátil de Biofeedback:
Esse dispositivo mede o nível de tensão dos nossos músculos e transmite essa informação para um aplicativo para celular. O objetivo dessa tecnologia é ensinar as pessoas a relaxar e a controlar as tensões.
▶ TESTE
O experimento foi realizado em duas situações:
#1 Trabalho: o participante passou 20 min desempenhando atividades burocráticas, como pagar boletos e arquivar os comprovantes de pagamentos em uma planilha. Convenhamos, essa não é a atividade mais divertida para a maioria das pessoas. Durante esse período, o participante não recebeu nenhum tipo de feedback sobre o nível de tensão do seu corpo.
#2 Biofeedback: em seguida, o mesmo participante realizou uma sessão de 20 min recebendo o Biofeedback. No decorrer desse teste, ele ouviu um som de piano que tocava sempre que o seu nível de tensão muscular era maior do que o objetivo estipulado para ele. As metas foram determinadas automaticamente por um algoritmo de inteligência artificial desenvolvido pela neuroUP.
▶ RESULTADO
No vídeo, é possível notar que o sinal do jogo de Biofeedback manteve-se agitado e com muitas flutuações, durante o período de trabalho em atividades burocráticas (Figura 1).
Cada um dos pico de ativação, evidenciados pelo sistema de Biofeedback, representam momento de agitação psicomotora. O que é natural quando a pessoa não está confortável com uma situação.
De forma contrária, o sinal manteve-se com pequena variação durante toda a sessão sessão de Biofeedback, já que o participante utilizou estratégias efetivas de relaxamento durante o treinamento. Dessa forma, foi capaz de controlar a própria tensão voluntariamente.
Figura 1. Parte superior da imagem: Agitação motora durante o trabalho burocrático; Parte inferior da imagem: relaxamento durante a sessão de Biofeedback
▶ CONCLUSÃO
A maioria das situações que nos causam estresse não podem ser evitadas, então é importante que as pessoas aprendam estratégias efetivas para controlar o próprio.
Com isso, será possível aprender a lidar com esses eventos desconfortáveis e voltar ao estado normal de calma com maior facilidade.
Todos nós somos capazes de controlar a tensão e atingir o relaxamento avançado, basta realizar o treinamento correto.
O Biofeedback é uma tecnologia acessível, muito fácil de utilizar e que tem ajudado milhões de pessoas no mundo a controlar o próprio corpo e melhorar a qualidade de vida.
Gostaria de conhecer a certificação em Biofeedback? Acesse:
Pingback: 04 Estratégias para relaxar os músculos | neuroUP