Exercícios de treinamento para o controle muscular

You are currently viewing Exercícios de treinamento para o controle muscular

O Biofeedback é uma tecnologia de leitura instantânea da atividade elétrica dos músculos que atua com a finalidade de promover qualidade de vida e beneficia diversas áreas. Mas, é no treinamento para o controle muscular que a técnica realmente se destaca. Através de exercícios guiados pelo Biofeedback é possível potencializar a reabilitação de pessoas que possuem disfunções musculares. Para saber mais, continue a leitura.

Pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral, por exemplo, podem perder a força e/ou controle das funções musculares. A espasticidade é um dos sintomas mais comuns e é caracterizada pelo aumento do tônus muscular. O que pode causar dificuldade de mover a região afetada, dores e rigidez. As consequências desse quadro interferem diretamente na qualidade de vida das pessoas, em simples atos do cotidiano, como tomar banho, vestir a roupa sozinho ou comer e beber.

Através da capacidade de neuroplasticidade de nosso cérebro, é possível estimular essas funções e adaptar o aprendizado com a tecnologia adequada. E para além de ser uma técnica de treinamento neuromuscular, o Biofeedback permite a avaliação objetiva da fisiologia muscular em cada sessão. 

Como funciona a avaliação objetiva?

Os sinais musculares são captados através de um sensor muscular, o Myobox 2+, que é fixado na pele através de eletrodos adesivos. Os sinais são transmitidos em tempo real para o aplicativo neuroUP, disponível para celulares e tablets. Em seguida, são transformados em gráficos e relatórios para possibilitar o acompanhamento da evolução do treinamento.

O objetivo pode ser, por exemplo, avaliar a atividade dos músculos durante fases de repouso, contração isotônica máxima e realização de movimentos (contrações isométricas).

Através do aplicativo a observação dos resultados é muito mais palpável, e tanto a pessoa que está realizando o treinamento quanto o profissional que está guiando sentem maior confiança na evolução da reabilitação.

Dicas de exercícios para o controle da espasticidade

▶ Redução da espasticidade dos dedos

Objetivo: relaxar os dedos das mãos e ganhar controle sobre o punho

O primeiro passo é a higienização do local e o posicionamento do Myobox no antebraço. Em seguida, é necessário deixar o braço apoiado e relaxar. Enquanto isso, o aplicativo estará monitorando o nível de relaxamento. O movimento seguinte é alongamento dos dedos da mão de forma progressiva.

▶ Redução da espasticidade no bíceps

Objetivo: relaxar o braço

Posicionar o Myobox no bíceps, apoiar o braço e relaxar. Em seguida, realizar o alongamento do cotovelo de forma lenta e progressiva.

▶ Exercícios para o ombro

Objetivo: levantar o braço (flexionar o ombro)

Fixar através de eletrodos o Myobox no ombro e elevar o braço para frente seguido de relaxamento. 

Para saber mais sobre exercícios avançados, assista o vídeo a seguir:

https://youtu.be/NINGsF2huRg

Estes são apenas alguns exemplos de exercícios que potencializam os treinamentos musculares. Os movimentos adequados, de controle muscular, para cada caso serão avaliados pelo profissional através do nível de força que a pessoa apresentar. Para saber mais sobre as áreas que podem ser beneficiadas com a técnica e ler mais sobre ela, acesse o E-book completo sobre Biofeedback

Enquanto profissional, quando você adquire a tecnologia de Biofeedback da NeuroUp, você está investindo em um diferencial para sua carreira. Além disso, nós também disponibilizamos o manual de uso e diversos materiais de leitura.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba tudo que oferecemos!

Compartilhe esse conteúdo:

Invista em Biofeedback e garanta mais engajamento, efetividade e precisão

Relatórios das sessões de Biofeedback

Deixe um comentário