Exercícios de treinamento para o controle muscular

Exercícios de treinamento para o controle muscular

O biofeedback é uma tecnologia de leitura instantânea da atividade elétrica dos músculos que atua com a finalidade de promover qualidade de vida e beneficia diversas áreas. Mas, é no treinamento para o controle muscular que a técnica realmente se destaca. Através de exercícios guiados pelo biofeedback é possível potencializar a reabilitação de pessoas que possuem disfunções musculares. Para saber mais, continue a leitura.

Pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral, por exemplo, podem perder a força e/ou controle das funções musculares. A espasticidade é um dos sintomas mais comuns e é caracterizada pelo aumento do tônus muscular. O que pode causar dificuldade de mover a região afetada, dores e rigidez. As consequências desse quadro interferem diretamente na qualidade de vida das pessoas, em simples atos do cotidiano, como tomar banho, vestir a roupa sozinho ou comer e beber.

Através da capacidade de neuroplasticidade de nosso cérebro, é possível estimular essas funções e adaptar o aprendizado com a tecnologia adequada. E para além de ser uma técnica de treinamento neuromuscular, o Biofeedback permite a avaliação objetiva da fisiologia muscular em cada sessão. 

Como funciona a avaliação objetiva?

Os sinais musculares são captados através de um sensor muscular, o Myobox 2+, que é fixado na pele através de eletrodos adesivos. Os sinais são transmitidos em tempo real para o aplicativo Recovery para celulares e tablets. Em seguida, são transformados em gráficos e relatórios para possibilitar o acompanhamento da evolução do treinamento.

O objetivo é avaliar a atividade dos músculos durante fases de repouso, contração isotônica máxima e realização de movimentos (contrações isométricas).

Através do aplicativo a observação dos resultados é muito mais palpável, e tanto a pessoa que está realizando o treinamento quanto o profissional que está guiando sentem maior confiança na evolução da reabilitação.

Dicas de exercícios para o controle da espasticidade

Redução da espasticidade dos dedos

Objetivo: relaxar os dedos das mãos e ganhar controle sobre o punho

O primeiro passo é a higienização do local e o posicionamento do Myobox no antebraço. Em seguida é necessário deixar o braço apoiado e relaxar. Enquanto isso, o aplicativo estará monitorando o nível de relaxamento. O movimento seguinte é alongamento dos dedos da mão de forma progressiva.

Redução da espasticidade no bíceps

Objetivo: relaxar o braço

Posicionar o Myobox no bíceps, apoiar o braço e relaxar. Em seguida, realizar o alongamento do cotovelo de forma lenta e progressiva.

Exercícios para o ombro

Objetivo: levantar o braço (flexionar o ombro)

Colar o Myobox no ombro e elevar o braço para frente seguido de relaxamento. 

Para saber mais sobre exercícios avançados, assista o vídeo a seguir:

Estes são apenas alguns exemplos de exercícios que potencializam a reabilitação de pessoas com disfunções musculares. Os movimentos adequados, de controle muscular, para cada caso serão avaliados pelo profissional através do nível de força que a pessoa apresentar. Para saber mais sobre as áreas que podem ser beneficiadas com a técnica, acesse Aplicações do Biofeedback Muscular.  


Enquanto profissional, quando você adquire a tecnologia de biofeedback da NeuroUp, você está investindo em um diferencial para sua carreira. Além disso, nós também disponibilizamos o  manual de uso e diversos materiais de leitura.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba tudo que oferecemos!

Deixe uma resposta