Ergonomia baseada em dados: análise muscular na estação de trabalho com o Biofeedback

Ergonomia baseada em dados: análise muscular na estação de trabalho com o Biofeedback

Desafios práticos da Ergonomia

Os profissionais que atuam no setor de Ergonomia apresentam dois grandes desafios relacionados com a prevenção de Distúrbios Osteomioarticulares relacionados ao trabalho (DORT):

1. Convencer os colaboradores de que eles precisam realizar as mudanças comportamentais necessárias para reduzir os riscos ocupacionais;
2. Comprovar os seus resultados para os gestores das empresas através de métricas objetivas (baseado em dados).

Basic Ergonomics For Your Home Office - ChatelainePor mais que as corporações disponibilizem de materiais adequados e invistam em serviços especializados de Ergonomia e treinamentos, não é trivial mudar os hábitos dos trabalhadores para que eles assumam o protagonismo na própria saúde no trabalho.

Mesmo que as pessoas saibam que utilizar um apoio no braço no computador, por exemplo, possa reduzir as tensões musculares, o dia-a-dia corrido faz com que os colaboradores esqueçam ou não priorizem esses autocuidados. 

Infelizmente, as pessoas não conseguem “ver” ou “sentir” facilmente esses pequenos alívios na contração muscular, mas que podem fazer uma diferença poderosa na prevenção de lesões, na redução da fadiga muscular e no aumento da produtividade.

Mas, imagina se o Ergonomista pudesse fazer um demonstração ao vivo para os funcionários de uma empresa comprovando que as suas intervenções reduzem o esforço muscular na função laboral? 

Veja um exemplo de como comporta o músculo trapézio superior durante a digitação sem o uso de apoio para o braço e com a altura inadequada do monitor:

E, por outro lado, imagina se os especialistas em Ergonomia pudessem ter acesso a dados musculares objetivos para compor relatórios científicos que comprovam o sucesso das suas intervenções?

Ergonomia baseada em dados através do Biofeedback

O Biofeedback muscular é uma tecnologia utilizada há décadas em diversos setores da saúde e da promoção de bem-estar.

Esse recurso permite a medição de sinais musculares de forma não invasiva através de eletrodos adesivos na pele. Esse sinais podem ser captados no local de trabalho, com equipamentos sem fio e em miniatura e podem ser apresentados para os colaboradores na tela do celular/tablet. 

Ou seja, O biofeedback é uma forma lúdica de demonstrar os resultados, de fácil compreensão e em tempo real. Mas, além de ser uma poderosa ferramenta de treinamento, os sinais elétricos musculares também são uma fonte objetiva e cientificamente comprovada de geração dados sobre o recrutamento muscular durante o trabalho. Portanto, essa tecnologia também permite a realização de avaliações sobre o esforço dos músculos.

Até pouco tempo, essa inovação era pouco acessível nas empresas devido ao alto custo, presença de fios e a necessidade de transportar um computador para realizar as análises.

Mas, atualmente, já existem soluções portáteis de baixo custo que, literalmente, cabem no bolso e podem ser transportadas para todos os setores da empresa. Tecnologias com a da neuroUP utilizam de um dispositivo sem fio e vestível que pode ser utilizado para medir músculos de todo o corpo com praticidade. 

Como o Biofeedback funciona na prática?

Os sinais musculares são visualizados em um aplicativo mobile (iOS ou Android) que transforma esses dados em jogos e gráficos dinâmicos para facilitar a interpretação dos colaboradores. Portanto, essa leitura pode ser facilmente compreendida por pessoas leigas no assunto e a mensagem da efetividade da ações ergonômicas pode ser mais facilmente passada do que apenas através da comunicação verbal.

Essa tecnologia permite realizar análises do tipo “antes e depois” e também podem ser utilizadas para demonstrar os efeitos das mudanças ergonômicas ao vivo. Dessa forma, ficar mais fácil de convencer o trabalhador sobre os ganhos que ele terá ao adotar as medidas sugeridas.

Os sinais do aplicativo são salvos na nuvem, com segurança e criptografia e os profissionais de ergonomia podem solicitar relatórios com análises completas desses dados, com apenas um clique. Esses documentos possuem gráficos com análises individualizadas capazes de demonstrar o quanto de esforço o colaborador está aplicando durante o ato laboral, baseado no valor máximo que esse músculo consegue atingir. 

Dessa forma, é possível tornar os resultados dos projeto ergonômicos mais tangíveis. Com os relatórios gerados pelo Biofeedback é possível, por exemplo, demonstrar a redução de esforço em porcentagem que uma determinada função de trabalho apresentou com as mudanças sugeridas pelo serviço de ergonomia.

Relatórios com gráficos das sessões

Acompanhe a evolução através dos relatórios das sessões

 Avaliação baseada em dados científicos, permitindo análise biomecânica e de simetria entre músculos. Receba o relatório em PDF para compartilhar ou imprimir.

Como implementar um serviço de Biofeedback no rol de serviços da uma empresa de ergonomia?

A neuroUP é uma startup de inovação que acumula mais de 10 anos de experiência acadêmica e prática na implantação de serviços de Biofeedback. A empresa já ajudou a formar mais de 300 centros de Biofeedback em 6 países.

A equipe de consultores em tecnologia da empresa pode te ajudar na escolha da melhor solução para as necessidades do seu negócio, no oferecimento de treinamentos individualizados e no fornecimento de tecnologias prioritárias necessárias para execução e interpretação dos seus projetos. A neuroUP possui aplicativos especializados para a visualização de sinais e para a geração de análises ergonômicas e que comunicam-se com serviços na nuvem para a geração de relatórios.

O objetivo da empresa é garantir que os serviços de Biofeedback sejam implementados da forma rápida e segura para que as empresas obtenham retorno financeiro através da diversificação e aumento da qualidade dos seus serviços.

Gostaria de saber mais detalhes sobre essa tecnologia? Marque uma conversa com um de nossos especialistas em Biofeedback:

Compartilhe esse conteúdo:

Bira Maciel

Diretor científico da neuroUP

Mestre em Neurociências pela UFPE

Fisioterapeuta pela UFPE/UCAM (Espanha)

ubirakitan@neuroup.com.br

confira todos os benefícios de ser um assinante neuroUP

O que compõe a sua assinatura?

Myobox2+

Tecnologia portátil e sem fio para captação

Serviço de Análise de Dados

Com backup das sessões em nuvem

Suporte ao usuário

Atendimento para orientações de uso

Eletrodos Adesivos

Kit inicial com 100 unidades

Acesso ao App e Módulos Premium

Compatível com iOs e Android

Certificação

On-line e focada na sua área de atuação

Ferramenta lúdica e interativa

Maior compreensão e engajamento

Games controlados por exercícios e pelo relaxamento muscular.

Quer saber mais informações?

Receba o contato por WhatsApp

Deixe uma resposta

×
×

Carrinho