Primeiros passos com o Biofeedback muscular Myobox 2.0

Primeiros passos com o Biofeedback muscular Myobox 2.0

O Biofeedback muscular é uma técnica de treinamento que ensina o controle avançado da tensão do corpo. Esse aprendizado é realizado com o dispositivo portátil Myobox 2.0, com eletrodos adesivos e com o aplicativo da neuroUP disponível para Smartphones e tablets, na Play Store e na App Store.

Esse conteúdo tem objetivo de explicar o passo-a-passo prático de como utilizar essas tecnologias. 

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Carregamento do dispositivo

O Mybox 2.0 possui uma bateria interna recarregável. O tempo para o carregamento máximo é de aproximadamente 3h. O carregamento é realizado através de um cabo USB e o procedimento é muito semelhante ao carregamento de um Smartphone.

O cabo poderá ser conectado a uma porta USB de computador/notebook ou em carregadores de smartphones, com entrada USB. O carregamento costuma ser mais rápido com os carregadores que são conectados à tomada, em relação ao carregamento em computadores/notebooks.

Figura 1. Status do botão o carregamento com o cabo USB. Note que o led é aceso na cor vermelha, durante o carregamento, e verde, quando atinge a carga máxima.

No Myobox 2, o botão de liga e desliga, localizado na parte central do aparelho também tem a finalidade de informar o status de carregamento e o nível de bateria. Ao inserir o cabo USB no aparelho, ele irá acender com um led vermelho contínuo, indicando que o dispositivo está sendo carregado (Figura 1). O botão irá mudar de cor para verde, quando estiver completamente carregado. Porém, é possível utilizar o aparelho mesmo antes disso. 

Por segurança, o dispositivo é programado para não funcionar em quanto estiver sendo carregado. Portanto, retire o cabo USB para realizar as sessões.

Figura 2. Status do botão quando o dispositivo é acionado. Ao apertar o botão, você irá ouvir um som de click. Em seguida, o led irá piscar nas cores vermelha, caso esteja com nível baixo de bateria, ou verde, quando estiver com o nível suficiente para o uso. Note que o led não irá piscar durante o carregamento ou quando o aparelho estiver completamente descarregado.

Ao retirar o cabo USB, a luz do botão será apagada. Em seguida, aperte o botão central para ligar o aparelho. O led irá piscar na cor verde, caso o nível de bateria estiver suficiente ou irá piscar vermelho, caso esteja com o nível baixo de bateria. 

O recomendado é que você só realize sessões quando o led estiver piscando na cor verde. Caso o led estiver vermelho (nível crítico de bateria), será possível realizar sessões, mas com o risco de serem interrompidas no meio, por conta do descarregamento total.

Uso dos eletrodos adesivos

Antes de iniciar o uso do aparelho, é importante realizar a limpeza do local onde será aplicado o dispositivo. Esse processo deverá ser realizado com algodão e álcool em gel. Dessa forma, será possível retirar o excesso de oleosidade ou de produtos na pele. 

Figura 3. Posicionamento dos eletrodos adesivos no Myobox 2.0.

O Myobox 2.0 é fixado na superfície da pele através de Eletrodos adesivos. O dispositivo deverá ser utilizado em locais sem pelos em excesso e não deve ser aplicado no cabelo. Sempre que possível, realize a raspagem dos pelos no local de aplicação (tricotomia). 

A captação dos sinais é realizada com o uso simultâneo de três eletrodos (Figura 3).

Desses, dois deles são paralelos entre si e representam os eletrodos ativos. A captação do sinal é realizada nesses locais, portanto eles devem ser posicionados no sentido das fibras do ventre muscular (local de maior atividade na palpação).

O terceiro eletrodo é o ground e poderá ser posicionado livremente. 

Ao inserir cada um dos eletrodos, você irá ouvir um som de click indicando que o encaixe ocorreu corretamente. 

Em seguida, retire as películas de plástico que são aderidas aos eletrodos para expor a superfície adesiva.

Figura 4 – Sugestões de posicionamento do Myobox

Download e uso do aplicativo

O aplicativo da neuroUP pode ser baixado gratuitamente na Play Store (smartphones e tablets Android 6.0 ou superior) e na App Store (iPhone e iPad – iOS12 ou superior, para usuários do modelo Myobox2+). Recomendamos que seja dedicado um dispositivo para as sessões para evitar o uso do celular pessoal e a exibição de notificações. 

Após o download e instalação, crie a sua conta de usuário, no aplicativo (Figuras 5.1, 5.2 e 5.3).

Após preencher as suas informações para criação do usuário, efetue o login, inserindo nome do usuário ou e-mail e sua senha (Figura 5.4). 

No primeiro acesso, é necessario ler e aceitar nossos Termos de Uso e Política de Privacidade (Figura 5.5).

Para usuários PRO, após o treinamento, será liberada a funcionalidade de cadastrar outras pessoas para realizarem sessões de avaliação/treinamento (Novo Perfil)

Clique em Novo Perfil (Figura 5.6), insira o nome e confirme (Figuras 5.7 e 5.8).

Selecione o Perfil Gerenciado que irá realizar a sessão (Figura 5.9) e clique em Nova Sessão (Figura 5.10).

Selecione o tipo da sessão que será realizada: Maestro ou Recovery. O aplicativo exibe informações sobre a finalidade de cada um dos recursos (Figura 6.1). 

O passo seguinte é a determinação da duração da sessão (Figura 6.2). Os detalhes sobre o protocolo (quantidade, sequência e duração) serão comentados no próximo tópico.

A próxima etapa é perguntar ao participante sobre a percepção dele sobre a tensão, dor ou desconforto, no momento (Figura 6.3). Essa informação será quantificada através da Escala visual analógica (EVA), que e é pontuada de 0 e 10. Esse valor é anexado aos dados da sessão, mas não interfere na leitura dos sinais ou nos gráficos gerados à partir das sessões.

Após determinar o nível de tensão, o passo seguinte é a conexão do Myobox 2.0 com o aplicativo. 

Ligue o Myobox carregado e aguarde até que o seu equipamento apareça na tela do aplicativo (Figura 7.1).

O celular ou tablet poderá solicitar a confirmação do acesso ao Bluetooth do seu dispositivo. Para isso clique em “Permitir” (Figura 7.2). Esta é a etapa correta para parear o bluetooth com o Myobox, eles não devem ser pareados externamente ao aplicativo.

Caso o Myobox esteja desligado ou sem bateria, poderá ser exibida a tela informando que o dispositivo não foi encontrado (Figura 7.3). 

Clique no número do equipamento para conectar o Myobox ao aplicativo (Figura 7.4). Após a conexão, cofirme (Figura 7.5).

Caso seja exibida a tela de erro (Figura 7.6), desligue e ligue o Myobox.

 

Após a conexão, o passo seguinte é o posicionamento do Myobox na pele e a confirmação da qualidade do sinal (Figura 8.1). Aguarde até que o botão de Iniciar Sessão fique disponível para clicar (cor azul) (Figura 8.2).

No Maestro, após clicar em Iniciar (Figura 9.1), será exibida a animação de entrada e o jogo será iniciado com uma nave na tela. Esse objetivo é controlado diretamente pelo nível de tensão dos músculos. Portanto, ele irá subir, quando o participante aumentar a contração e irá descer, sempre que ele conseguir relaxar. Além disso, o jogo irá apresentar uma representação número da potência elétrica, em tempo real, no campo com o nome  “intensidade”. Eles valores são na unidade de uV RMS. Portanto, quanto maior o número, maior a potência da ativação muscular.

No Recovery, após clicar em Iniciar (Figura 10.1), será exibida a animação de entrada e o jogo será iniciado com a tela de definição sobre a intensidade do treinamento que será realizado: leve, moderado ou intensoApós selecionar e confirmar a escolha (Figura 10.2), será iniciada a calibração. 

Primeiro, será realizada a medição com o músculo relaxado, durante 5 segundos (Figura 10.3). Em seguida, será realizada a medição em contração, por três vezes, sendo 5 segundos de duração cada (Figura 10.4).

O objetivo do exercício é atingir os alvos e a nave é controlada diretamente pelo nível de tensão dos músculos. Portanto, ele irá subir, quando o participante aumentar a contração e irá descer, sempre que ele conseguir relaxar. 

Protocolos de avaliação e treinamento

A plataforma neuroUP pode ser utilizada tanto para a avaliação do nível de atividade muscular de repouso, quanto para oferecer as sessões de treinamento (Biofeedback). O protocolo completo consiste em: 1 sessão de avaliação, sessões de treinamento e 1 sessão de re-avaliação.

Sessões de avaliação

As sessões de avaliação tem o objetivo de identificar contrações parafuncionais dos músculos selecionados.

Essas ativações podem ser repetitivas (fásicas) ou sustentadas (tônicas) e podem ser desencadeadas por posturas inadequadas, estresse ou dor.

Figura 11. Sessão de avaliação de repouso com objetivo de identificar contrações parafuncionais.

Portanto, a pergunta condutora desse teste funcional é: o participante é capaz de permanecer em repouso, durante um determinado período de tempo?

Nas sessões de avaliação, o participante será orientado a ficar em silêncio e em repouso, portanto sem realizar movimentos.  Durante essas medições, eles não poderão ver a tela do aplicativo da neuroUP, nem ouvir o som gerado por ele (desative o áudio nos botões laterais do seu Smartphone ou Tablet). 

Ainda não é assinante? Teste o neuroUP database por 15 dias:

A resposta obtida nestas sessões irá representar a capacidade de relaxamento muscular, durante o período solicitado. 

O resultado da avaliação poderá ser gerado pelo neuroUP Database. O relatório apresenta informações sobre os níveis de agitação psicomotora e de tônus, representa o traçado da sessão através de um gráfico e realiza a comparação estatístico com a base normativa de pessoas treinadas pela neuroUP.

Dessa forma, será possível confirmar se o participante possui excesso de atividade muscular, durante o repouso. Caso positivo, o participante terá indicação para realizar o treinamento.

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Sessões de treinamento

A contração muscular do participante irá controlar a nave e o valor da intensidade. Quando o participante contrai o músculo,  a nave sobe e o valor da intensidade aumenta (Figura 12).

Além disso, o jogo apresenta uma linha branca horizontal que representa o “limiar”, ou seja, o objetivo a ser atingido no momento pelo participante. Essa linha é calculada automaticamente, a cada 5 segundos, por um algoritmo de inteligência artificial. 

Figura 12. Aplicativo “Maestro” de Biofeedback. 1. A nave é controlada pela potência elétrica do músculo. 2. Representação númerica da potência elétrica, em tempo real. 3. Limiar que é calculado.

Para relaxar, o participante deverá manter a nave em baixo da linha. O limiar foi desenvolvido para ser mantido aproximadamente 20% acima do valor do participante. Dessa forma, o aplicativo consegue manter um nível ótimo de dificuldade, controlando as recompensas e punições para manter o nível de engajamento e a dificuldade ideal para cada pessoa.

Portanto, será mais fácil para uma pessoa que começa o treinamento mais tensionada e tende a ser mais difícil na medida que a pessoa adquire a habilidade de relaxar. 

Sessões de re-avaliação

Após as sessões de treinamento, realize uma sessão de reavaliação (idêntica à sessão inicial). O objetivo dessa sessão é confirmar se a pessoa já adquiriu a habilidade de relaxamento voluntário. Caso necessário, o participante poderá realizar mais 5 sessões, para totalizar 10.

O critério objetivo para determinar o final do treinamento é a obtenção de valores estatisticamente dentro da normalidade, com base no neuroUP Database.

neuroUP Database (Relatórios estatísticos)

A neuroUP oferece um serviço adicional (opcional) de análise estatística das sessões de Biofeedback. Essas análises são realizadas automaticamente, por algoritmos na nuvem. 

O principal objetivo desse relatório é quantificar os movimentos parafuncionais que são realizados durante o repouso.

Essas contrações costumam acontecer quando os músculos estão em posições inadequadas ou quando o sistema nervoso está hiperativado.

Será exibida a tela de confirmação de relatório salvo (Figura 13.1). Para solicitar os relatórios, selecione o nome de quem realizou a sessão (Figura 13.2) e na sessão (Figura 13.3). Confirme a solicitação clicando no Ok (Figura 13.4). Caso a conta esteja invativa, não será possível solicitar relatórios. Nesse caso, entre em contato com a neuroUP para mais informações sobre o neuroUP Database (Figura 13.5).

💡Leia mais: O cérebro com Bruxismo de Vigília e O cérebro com Cervicalgia

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O relatório inclui uma série de informações sobre as sessões de avaliação ou de Biofeedback. Ele é composto por dados cadastrais do profissional e do participante, da análise estatística em comparação com a normalidade e pelo gráfico com a representação dos sinais durante a sessão.

Os algoritmos extraem informações importantes do sinal, como a quantidade de movimentos/minuto e o nível de tensão muscular médio. Além disso, o relatório também realiza a comparação estatística (Z-score) dos seus resultados com a base da dados normativa da neuroUP  (Figura 14).

Figura 14. Estatística Z-score
 

O neuroUP Database é a única base de dados no mundo que possui análises de repouso de mais de 1.200 pessoas treinadas com a técnica de Biofeedback.

Dessa forma, a análise estatística Z-score irá informar quantos desvios padrões da normalidade a pessoa desempenhou, durante as sessões de avaliação ou de treino.

Os resultados são relatórios que são enviados ao profissional, por e-mail. Dessa forma, é possível transformá-lo em PDF ou imprimir, caso necessário. Os relatórios são compostos pelos seguintes blocos de informações: cabeçalho, estatística Z-score e gráfico da sessão.

O cabeçalho inclui as informações básicas do profissional e do participante do treinamento (Figura 15).

Ele também inclui dados sobre o horário de realização sessão, o número de treinos realizados e o nível de tensão muscular informado pelo participante, na Escala Visual Analógica (EVA). A contagem das sessões começa pelo número Zero, que é equivalente à avaliação inicial. 

 

Figura 15. Cabeçalho de um exemplo de relatório do neuroUP Database

 

O segundo bloco do relatório possui a extração de métricas do sinal e a comparação estatística Z-score com a base de normalidade. Essa estatística é utilizada sempre que queremos comparar um indivíduo com uma base de dados. Portanto, o score indica o quão próximo ou distante a pessoa encontra-se, em relação ao esperado.

A primeira variável analisada é a contagem das Contrações fásicas/min. Esse valor é aumentado quando a pessoa realiza contrações repetitivas de fibras rápidas. Dessa forma, é um biomarcador da agitação psicomotora (Figura 14).

Estatística Z-score
Figura 16. Estatística Z-score. 1. Quantidade de Contrações fásicas/min; 2. Desvios padrões em relação à normalidade das Contrações fásicas/min ; 3. representação gráfica do Z-score para a variável das Contrações fásicas/min; 1. Potência muscular de repouso durante o teste; 2. Desvios padrões em relação à normalidade da Potência muscular de repouso; 3. representação gráfica do Z-score da Potência muscular de repouso

Além dos resultados obtidos nos sinais do participante, o relatório também também informa o resultado do Z-score. Esse índice é representação através de números (Figura 16.2) e pela representação gráfica (Figura 16.3).

O Z-score será considerado normal sempre que estiver entre -3 e +3; baixo, se for menor do que -3 e, elevado, se for maior do que +3. A confiabilidade da estatística é de 99,87% quando utilizamos esses parâmetros.

Ou seja, o correto é a pessoa apresente as variáveis dentro da faixa de normalidade (faixa verde). Caso isso aconteça na primeira sessão, é um bom indicador de que a essa pessoa poderá ser beneficiada com a técnica de Biofeedback.

FAQ - Perguntas Frequentes

💡 Dica: lembre-se de manter o seu aplicativo atualizado. Verifique a versão do seu app na Play Store e App Store.

Mensagem “Sem conexão com a internet”.

Possível causa: Internet lenta ou que fica caindo.

O que fazer? Verificar qual a internet que o usuário está usando (3g, 4g, wifi…) e tentar mudar para uma conexão mais estável.


Mensagem: “Senha e/ou usuário/email incorreto”.

O que fazer? Algumas vezes o usuário cadastra uma senha ou email usando a primeira letra maiúscula (padrão do android) e ao digitar na tela de login, usa letras minúsculas, e vice versa. Verifique com atenção a senha digitada.

A tela de requisição não avança (não passa para a próxima etapa)

Possível causa: Internet lenta ou que fica caindo

O que fazer? Verificar qual a internet que o usuário está usando (3g, 4g, wifi…) e tentar mudar para uma conexão mais estável. Se o usuário estiver com a internet lenta, ainda poderá aparecer a mensagem “email não encontrado”

Possível causa: O usuário criou usuários de sessões iguais, clicando duas vezes no botão “Salvar” na tela de criação de usuário.

O que fazer? É preciso atentar para clicar apenas uma vez. Em caso de necessidade de exclusão de usuários repetidos, favor entrar em contato com nosso suporte pelo Whatsapp. 

Ao abrir a tela de edição de perfil, a data de aniversário aparece “estranha”, diferente da data originalmente digitada.

Possível causa: problemas da exibição.

O que fazer? O usuário pode digitar a data correta e esta será salva normalmente no servidor.

Possível causa: Não foi possível fazer o upload completo de todo o arquivo de sinal da sessão, talvez por problemas de conexão com internet.

O que fazer? Clicar na sessão para solicitar o relatório força uma nova tentativa de upload do arquivo mas, ainda é necessário que o usuário solicite o relatório clicando na sessão novamente

Possível causa: Não foi feito o upload completo do arquivo e o servidor não consegue processar.

O que fazer? A nossa equipe poderá te ajudar gerando o relatório manualmente. Favor entrar em contato com nosso suporte pelo Whatsapp.

Iremos te solicitar o arquivo do sinal da sessão, disponível na pasta: “Armazenamento Interno > NeuroUP > [Pasta do usuário que realizou a sessão] > arquivo.dat.”

O arquivo com extensão .dat é salvo no formato “id-dia-mes-ano-hora-minuto-segundo.dat”, onde “tempo” é o momento de início da sessão.

Ao selecionar o tempo da sessão e clicar em “Iniciar sessão” o app quebra.

Possível causa: O problema está na tela seguinte, mas ela sequer chega a ser exibida.

O que fazer?

  • Ligar o GPS antes de clicar em “Iniciar sessão”
  • Desligar e ligar o Bluetooth
  • Reiniciar o aplicativo
  • Reiniciar o celular
  •  

Possíveis causas:

  • Não há nenhum dispositivo próximo
  • GPS do celular desligado
  • O dispositivo está conectado a outro aparelho

O que fazer? Desconectar/desligar o bluetooth dos outros aparelhos que possam estar conectados (computador, tablet, outro celular, etc) 

Outra possível causa: o dispositivo foi conectado manualmente ao celular através das configurações do bluetooth. 

O que fazer? Desligar e ligar o dispositivo e desligar e ligar o bluetooth do celular. Essa forma incorreta de conectar o dispositivo não está mais disponível na versão atualizada do app. Verifique a versão do seu app na Google Play.

Possível causa: Interferências externas

O que fazer?

  • Colocar a mão, em forma de concha, cobrindo o aparelho.
  • Apagar a luz do local
  • Desligar ou se afastar de televisão ou qualquer outro eletro/eletrônico
  • Tirar celular/notebook do carregador

Outras possíveis causas:

  • Dispositivo mal posicionado
  • Problema de conexão

O que fazer? Desligar e ligar o dispositivo e reiniciar o aplicativo

Possível causa: interferências externas

O que fazer?

  • Colocar a mão, em forma de concha, cobrindo o aparelho.
  • Apagar a luz do local
  • Desligar ou se afastar de televisão ou qualquer outro eletro/eletrônico
  • Tirar celular/notebook do carregador
  •  

Possíveis causas:

  • Dispositivo descarregou
  • Dispositivo não está enviando os dados adquiridos

O que fazer? Desligar e ligar o dispositivo e reiniciar o aplicativo

Possível causa: dispositivo descarregou ou houve perda de conexão

O que fazer? Desligar e ligar o dispositivo e reiniciar o aplicativo

Possível causa: Muitos aplicativos rodando em background

O que fazer?

  • Encerrar os aplicativos rodando em background
  • Reiniciar o celular

Possível causa: celular lento

O que fazer? Considere testar o uso em outro dispositivo Android (celular ou tablet 6.0 ou superior).

Possível causa: Cabo USB mal posicionado

O que fazer? Retire o cabo USB e o conecte novamente

 

Outra possível causa: Cabo ou entrada USB com problema

O que fazer?

  • Conecte o cabo USB em outra porta USB ou em um carregador de celular
  • Troque o cabo USB

Possível causa: tempo de carregamento insuficiente

O que fazer?

  • Aguarde ao menos 4h para o total carregamento
  • Se, após 4h de carregamento, o dispositivo não apresentar o status de carregamento completo (luz verde) entrar em contato com o time de suporte através do Whatsapp para uma atualização remota
    •  

Possível causa: Dispositivo descarregado

O que fazer? Coloque o dispositivo para carregar e tente novamente

 

Outra possível causa: Dispositivo não responde ao pressionamento do botão

O que fazer?

  • Conecte por 2 segundos o cabo USB e depois desconecte-o. Pressione o botão de ligar novamente
  • Caso ainda assim o dispositivo não ligue, solicitar o envio do Myobox para realização do suporte
    •  

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe por WhatApp:

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