Control: módulo de Biofeedback para músculos simultâneos

You are currently viewing Control: módulo de Biofeedback para músculos simultâneos

CONTROL: novo módulo de análise Biomecânica avançada neuroUP

O Biofeedback é uma técnica de treinamento muscular que ensina as pessoas a terem maior controle neuromotor durante os movimentos.

Esse treinamento é realizado com o uso de dispositivos, como o Myobox, que capta os sinais elétricos na pele e por aplicativos que representam esses sinais em tempo real. 

Ou seja, a pessoa pode realizar o movimento e ter uma noção precisa da resposta neurológica gerada.

Utilização do Myobox - Biofeedback Muscular da neuroUP - Biofeedback para músculos simultâneos
Utilização do Myobox - Biofeedback Muscular da neuroUP

O treino como o Biofeedback pode ser realizado com um aparelho, ou seja, podemos ensinar a pessoa a relaxar ou a aumentar o seu controle. Mas, também é possível realizar o Biofeedback observando os sinais de músculos diferentes de forma simultânea

Esses protocolos são focados em analisar o nível de simetria em músculos diferentes ou para ensinar a pessoa a controlar melhor a ativação de músculos agonistas e antagonistas.

▶ Conheça o novo módulo de Biofeedback para músculos simultâneos da neuroUP, o CONTROL:

Como funciona o módulo CONTROL?

O aplicativo da neuroUP agora conta como uma atualização que permite a sincronização de dois equipamentos Myobox 2+ ao mesmo tempo. Ou seja, você poderá observar os sinais de músculos diferentes na mesma tela (Biofeedback para músculos simultâneos).

No aplicativo, você irá indicar quais são os músculos que pretende analisar utilizando um mapa das regiões do corpo.  

Em seguida, o sistema irá pedir para você realizar uma calibração com a atividade de repouso e a atividade máxima da pessoa analisada, a chamada Máxima Contração Voluntária (MVC).

A partir desses sinais, o Control irá desenhar dois gráficos de coluna que irão mostrar o nível de atividade elétrica de cada músculo, em tempo real. 

Além disso, o aplicativo irá indicar qual o nível de esforço que a pessoa está desempenhando no momento, em relação à sua Máxima Contração Voluntária (MCV). Os níveis são:

  • Repouso: 0% a 10% da MCV
  • Baixo: 10% a 33% da MCV
  • Moderado: 33%  a 66% da MCV
  • Elevado: 66% a 100% da MCV

Quais os treinamentos que eu posso fazer com o Control (Biofeedback para músculos simultâneos)?

▪Simetria em atividades bilaterais

Avaliação da Simetria entre músculos equivalentes com Biofeedback, utilizando 2 Myobox 2+ da neuroUP - biofeedback para músculos simultâneos
Avaliação da Simetria entre músculos equivalentes com Biofeedback, utilizando 2 Myobox 2+ da neuroUP

A principal aplicação do Control é na avaliação da Simetria entre músculos equivalentes.

Ou seja, você pode solicitar que o participante realize movimentos bilaterais e pode poderá analisar se existe equilíbrio biomecânico entre lados diferentes do corpo.

Por exemplo, você poderá avaliar se o quadríceps está sendo ativado de forma simétrica durante um agachamento ou enquanto a pessoa realiza o movimento de extensão do joelho.

Esse mesmo princípio pode ser utilizado para avaliar a ativação dos músculos mastigatórios, para que compreenda se existe um predomínio de ativação de um lado em relação ao outro.

Dessa forma, você poderá realizar treinamentos ou intervenções específicas para tentar diminuir esse desbalanço bilateral. 

Análise da mordida/apertamento dental com Biofeedback - biofeedback para músculos simultâneos
Análise da mordida/apertamento dental com Biofeedback

▪Simetria em atividades alternadas

Esse módulo também pode ser utilizado para medir uma sequência de movimentos que a pessoa realiza de forma alternada, como acontece durante a marcha ou durante a pedalada, por exemplo.

Durante a caminhada, as pessoas tendem a ativar o quadríceps esquerdo e direto em fases diferentes da marcha.

Portanto, com o novo módulo Control, nós conseguimos analisar se uma lado do corpo está sendo mais recrutado do que o outro. 

Essa mesma medição pode ser utilizada em músculos do tronco, da cabeça e dos membros, sempre que queremos analisar padrões de movimentos alternados.

Análise Biomecânica da marcha com o Biofeedback para músculos simultâneos
Análise Biomecânica da marcha com o Biofeedback

Ou seja, utilizamos esse recurso nas atividades motoras mais complexas do corpo humano em que o mesmo músculo correspondente é ativado de forma assíncrona (em momentos diferentes). 

Por exemplo: durante a caminhada em esteira, pedalada, corrida, movimentos alternados dos membros superiores, etc.

Tela do aplicativo neuroUP (módulo Control) - biofeedback para músculos simultâneos
Tela do aplicativo neuroUP (módulo Control)

▪Análise entre agonistas e antagonistas e compensações musculares

Além da medição dos sinais no mesmo músculo correspondente, nós também podemos utilizar o sistema para avaliar músculos diferentes durante um movimento (através do Biofeedback simultâneo).

Por exemplo, nós podemos medir a atividade dos músculos flexores e extensores dos dedos durante a ativação dos movimentos da mão.

Nesses casos, nós podemos escolher um grupamento muscular que nós temos a intenção de ativar e também posicionamos o aparelho em um músculo que não deve (ou não deveria) estar ativando durante o movimento.

Essa tecnologia pode responder a seguinte pergunta: será que a pessoa está compensando a atividade com um músculo que eu não quero?

Análise de músculos agonistas e antagonistas com Biofeedback
Análise de músculos agonistas e antagonistas com Biofeedback

Dessa forma, você poderá instruir para que a pessoa ative os músculos de forma mais seletiva e evitando a utilização de grupamentos musculares que não interessam para os seus objetivos.

O que mais eu posso fazer com essa tecnologia?

O recurso de Biofeedback para músculos simultâneos (com dois equipamentos) abre margem para uma série de análises da biomecânica humana e que podem ser aplicadas aos mais variados contextos.

Essa tecnologia, quando em boas mãos, expande de forma exponencial a capacidade analítica e amplia o entendimento sobre o próprio corpo daqueles que tem baixa consciência corporal durante a realização de exercícios.

Para te auxiliar nesse processo, a neuroUP oferece uma série de vídeos educativos, além de um treinamento ao vivo para cada profissional ou usuário que investe no sistema.

Portanto, nós iremos te auxiliar na escolha dos materiais e na divulgação para que você implemente um serviço de Biofeedback com análise avançada da Biomecânica na sua região.

análise biomecânica da marcha
Análise Biomecânica da Marcha

Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe e entenda como que esse recurso pode ser útil para a sua área de atuação:

Bira Maciel

Diretor científico da neuroUP
Mestre em Neurociências pela UFPE
Fisioterapeuta pela UFPE/UCAM (Espanha)
ubirakitan@neuroup.com.br

Compartilhe esse conteúdo:

Invista em Biofeedback e garanta mais engajamento, efetividade e precisão

Relatórios das sessões de Biofeedback

Deixe um comentário