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Controle muscular avançado com a técnica de Biofeedback

INSTRUÇÕES

O Relaxamento muscular progressivo é uma técnica criada por Edmund Jacobson, em 1920, e é uma estratégia efetiva para ajudar no tratamento de pessoas com ansiedade crônica e dores musculares. Quando praticado com frequência, esse treino permite um ganho de controle sobre a tensão do corpo.

Resultado de imagem para progressive muscular relaxationEsse recurso também pode ser utilizado em momentos importantes, como antes ao realizar uma prova ou uma apresentação importante. Além disso, também pode ajudar as pessoas com insônia à dormir mais rapidamente.

Trata-se de um guia de relaxamento em que a pessoa precisa focar a atenção em músculos específicos para sentir a diferença de sensação entre os estados de relaxamento e de contração muscular.

A técnica deve ser aplicada em locais tranquilos e, de preferência, com os olhos fechados. A pessoa deverá estar com a coluna ereta e sentada numa cadeira confortável ou deitada com a barriga para cima (decúbito dorsal).

É importante manter um padrão respiratório calmo e equilibrado durante todo o treinamento. Além disso, não se deve realizar pausas na respiração, mesmo durante as contrações. 

Durante o treino, o participante será orientado a realizar uma série de contrações e, em seguida, deverá receber o comando para perceber a sensação de relaxamento que acontece logo após o movimento. As contrações devem ser com intensidade leve a moderada, portanto, com cuidado para fazer muita força e evitar contraturas. Essa preocupação deve ser ainda maior nas pessoas que apresentam algum tipo de lesão osteomioarticular.

EXERCÍCIOS GUIADOS POR BIOFEEDBACK

A maioria das pessoas têm dificuldade para perceber o próprio nível de tensão do corpo, a chamada “Consciência corporal”. E, isso é ainda mais crítico nas pessoas com dores musculares e ansiedade.

Durante a tentativa de relaxamento, muitas pessoas tem dificuldade para saber quais são as estratégias mais efetivas e quais não trazem o resultado esperado. Agora, imagina se fosse possível “ver” o próprio nível de tensão em tempo real para avaliar o efeito de cada tentativa. Ou ainda mais, se fosse possível “ouvir” um som que sirva de feedback para confirmar se o nível de ativação dos músculos está sendo alterado, ou não.

A boa notícia é que essa tecnologia já existe e é chamada “Biofeedback muscular”. Esse recurso já ajudou milhões de pessoas no mundo a relaxar de forma avançada e o treinamento pode ser realizado no seu local de atendimento ou em casa com supervisão remota.

Veja como funciona:

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Visualize a atividade muscular com o Biofeedback. Capte os sinais musculares e tenha acesso a dados científicos para avaliação em poucos minutos. A função muscular é representada através de vias sensoriais (visão e audição), em tempo real. Também permite o treinamento que ensina a controlar níveis de contração e relaxamento muscular de diversos músculos do corpo.

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Informação adicional

Peso 0.3 kg
Dimensões 10 × 15 × 5 cm
Dimensões do dispositivo

5,5 x 4 x 1,8 cm

Compatível com

Smartphones e Tablets com Android 6.0 ou superior

Não possui Android?

Recomendamos a aquisição do tablet Samsumg Galaxy Tab para dedicá-lo ao uso do sistema e evitar o uso do seu smartphone pessoal

O aplicativo é gratuito?

Sim. O aplicativo neuroUP está disponível para download gratuitamente na PlayStore, sem limite de usos.

O aplicativo gera relatórios?

Sim. O neuroUP database é um serviço na nuvem que gera análises estatísticas e gráficos das sessões

Memória RAM recomendada

1,5 Gb ou superior

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