Supinação: exercício para girar o antebraço após o AVC

Supinação: exercício para girar o antebraço após o AVC

Movimentos do antebraço após o AVC

Uma das principais sequelas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a diminuição ou a perda dos movimentos do braço. Dentro os movimentos afetados, existe um muito importante, mas pouco conhecido chamado Supinação.

Esse movimento é realizado sempre que queremos girar o antebraço para deixar a palma da mão para cima. Após o AVC, é comum vermos as pessoas com o antebraço girado para dentro, o que atrapalha na realização de atividades como lavar as mãos e segurar objetos.

Portanto, é fundamental que as pessoas com essas sequelas realizem treinamentos musculares para trabalhar esse movimento tão necessário no dia-a-dia.

Veja o vídeo do Diretor Científico da neuroUP, Dr. Bira Maciel, falando sobre como a tecnologia pode auxiliar na realização desses exercícios:

Agende uma sessão de Fisioterapia online

  • Evite deslocamentos
  • Tenha acesso aos melhores especialistas do Brasil
  • Evite exposições a contatos sociais no período da pandemia
  • Receba orientações e um programa de exercícios individualizado

Tecnologia de Biofeedback para treinar os movimentos do braço

Desde a década de 70, uma tecnologia chamada de Biofeedback tem sido utilizada nos treinamentos musculares de pessoas que sofreram um AVC. Essa tecnologia utiliza sensores que medem a atividade neurológica dos músculos e permitem que a pessoa visualize esses sinais em tempo real.

A técnica de Biofeedback ensina a pessoa a ter maior controle sobre os músculos e estudos demonstraram que o ganho de movimentos pode ser potencializado com o uso desse recurso¹ . Leia mais sobre evidências científicas da técnica.

Mas, como ter acesso a essa tecnologia? Aqui no Brasil, existe uma tecnologia portátil de Biofeedback que foi desenvolvida pela empresa neuroUP. Essa solução é resultado de mais de uma década de pesquisas científicas e de inovação em Neurotecnologia. 

As pessoas interessadas em treinar como o Biofeedback podem ter acesso ao neuroUP Home. Esse programa inclui o recebimento de equipamentos em casa e o acesso a sessões de orientação com os maiores especialistas em Biofeedback do país.

Conheça os principais benefícios da técnica de Biofeedback

Reduzir da espasticidade

Estudos apontam que o Biofeedback é capaz de ensinar as pessoas a reduzirem a Espasticidade com sessões de relaxamento e alongamento assistido.

Acelerar o aprendizado

O Biofeedback é uma técnica de treinamento cerebral, portanto ensina a ativar as áreas do cérebro que estão tentando assumir a função motora perdida (neuroplasticidade)

Aumentar a força

O reforço das vias cerebrais responsáveis pelos movimentos faz com que mais fibras musculares sejam recrutadas para realizar as contrações necessárias para realizar as atividades

Caso tenham dúvidas, a nossa equipe técnica/científica estará à disposição para esclarecer os detalhes e para te ajudar na decisão do melhor recurso tecnológico para a sua fase e objetivos.

Referências

¹ Doğan-Aslan M, Nakipoğlu-Yüzer GF, Doğan A, Karabay I, Özgirgin N. The effect of electromyographic biofeedback treatment in improving upper extremity functioning of patients with hemiplegic stroke. J Stroke Cerebrovasc Dis. 2012 Apr;21(3):187-92. 

Encontre especialistas

PROFISSIONAIS CERTIFICADOS EM BIOFEEDBACK NA SUA região

Treinamento neuromuscular guiado por Biofeedback

Deixe uma resposta