Técnica avançada para relaxar os músculos

Técnica avançada para relaxar os músculos

A maioria das pessoas têm dificuldade para relaxar voluntariamente. O maior desafio é saber quais são as estratégias que, de fato, funcionam para reduzir a atividade de um músculo tensionado.

A primeira tentativa costuma ser a movimentação dos ombros, do pescoço ou da mandíbula, com a intenção de encontrar uma posição de alívio. Sem sucesso, a pessoa tenta massagear essas regiões, o que acaba aumentando ainda mais a contração muscular. 

O passo seguinte costuma ser o consumo de medicamentos não supervisionados, o que pode até gerar um alívio momentâneo, mas que não resolve a causa do problema. Então, infelizmente, o desconforto retorna no dia seguinte e continua a atrapalhar a realização das atividades diárias.

Nesse e-book, nós iremos falar sobre como a técnica de Biofeedback pode ser utilizada como um recurso para ensinar o controle avançado sobre a tensão dos músculos.

Como a tecnologia pode ajudar no relaxamento avançado?

Imagina se as pessoas pudessem “ver” ou “ouvir” informações objetivas sobre o próprio nível de tensão muscular? Com esse recurso, elas seriam capazes aprender a relaxar e poderiam aplicar esses conhecimentos nos momentos em que precisarem. 

O Biofeedback é uma técnica de treinamento que capta os sinais musculares e que permite a sua visualização em telas de smartphones ou tablets.

Dessa forma, é possível ensinar estratégias efetivas de relaxamento e confirmar o efeito dessas intervenções em tempo real. Essa técnica é um treinamento cerebral que ensina a consciência corporal para pessoas com dificuldade em controlar a tensão do corpo.

O Biofeedback é realizado com o auxílio de dispositivos portáteis que captam o nível de contração muscular de forma não-invasiva e indolor. Esses sinais são transmitidos por Bluetooth para aplicativos e são convertidos em jogos e elementos gráficos. Esses recursos lúdicos facilitam o aprendizado e aumentam o entendimento das pessoas sobre o próprio nível de atividade.

Com esse treinamento, a pessoa adquire novas capacidades e passa a ser capaz de controlar o nível de tensão voluntariamente. Isso acontece devido à formação de novas conexões cerebrais que são geradas por esse aprendizado, fenômeno fisiológico conhecido como Neuroplasticidade.

Equilíbrio biomecânico

A primeira capacidade que o Biofeedback contribui é na identificação das posturas com melhor equilíbrio biomecânico. Essas posições neutras fazem com o que os músculos atinjam o relaxamento pela redução na frequência de disparos de potenciais de ação.

Esses ângulos articulares precisam ser personalizados, já que variam pessoa para pessoa de acordo com fatores anatômicos e funcionais. 

Quando as articulações não estão nesse ângulo ideal, a tendência é o aumento da atividade elétrica nos músculos relacionados. Por exemplo, se um músculos estiver em posição de encurtamento, ocorrerá o tensionamento das fibras musculares. O resultado será um aumento na taxa de disparo de potenciais de ação nessa estrutura.

E, é importante destacar que isso acontece mesmo sem o comando do Sistema Nervoso Central. Ou seja, posturas inadequadas levam ao aumento do tônus, mesmo que a pessoa não esteja com a intenção voluntária de realizar contrações.

O mesmo acontece quando a articulação está numa posição contrária ao movimento e que favoreça o estiramento. Ou seja, o alongamento forçado também pode ocasionar o aumento da potência elétrica dos músculos.

Isso acontece por conta do sistema de propriocepção que possuímos nos músculos e nas junções com os tendões. As variação repentinas no comprimento das fibras causam a estimulação dos Fusos musculares, enquanto que o estiramento forçado dessas estrutura ocasiona a ativação dos Órgãos Tendinosos de Golgi.

Por esse motivo, muito cuidado na hora de alongar os músculos. O ideal é realizar movimentos lentos e não forçar em posição de estiramento. Os músculos precisam se adaptar aos poucos, portanto o tempo de manutenção nessas posturas é um fator importante.

O treinamento com Biofeedback acelera esse processo e facilita o processo de identificação da postura de repouso. Para que, como isso, a pessoa aprenda a relaxar essa estrutura de forma voluntária e consiga aplicar esse conhecimento sempre que necessário.

Relaxamento gerado pelos exercícios

Além de ensinar a relaxar, o Biofeedback também pode ser utilizado para direcionar a coordenação de contrações musculares.

O objetivo principal é de aumentar o controle sobre os músculos. Ou seja, a pessoa deve ser capaz de contrair e de relaxar, de forma precisa e no momento certo. 

Realizar contrações também ajuda o nosso cérebro a perceber a diferença entre os estados de tensão e de repouso. Mais que ganhar força, o nosso objetivo é reforçar as conexões cerebrais nas áreas sensoriomotoras para aumentar a propriocepção dessas regiões. 

As técnicas de “contrai-relaxa” são utilizadas a décadas por Fisioterapeutas como uma estratégica para facilitar o relaxamento seguido de uma contração. Com o Biofeedback, esse treinamento poderá ser realizado de forma precisa e controlada. Os exercícios podem ser realizados com aplicativos de Biofeedback que fornecem informações sonoras relacionadas com o nível de atividade. 

Por exemplo, o aplicativo “Maestro” da neuroUP toca notas de piano de acordo com a potência muscular atingida. Quanto maior for o recrutamento muscular, mais agudo e mais agitado o som ficará. Dessa forma, o treinamento poderá ser realizado mesmo sem olhar para a tela.

Já em outros aplicativos, como o “Neuroturtle” da neuroUP, é possível determinar níveis de dificuldade e caminhos específicos para que a pessoa siga com a ativação dos músculos. Portanto, esse jogo ajuda a desenvolver o controle fino sobre o recrutamento muscular. É uma forma avançada de ganhar consciência sobre os músculos para saber relaxar e contrair voluntariamente.

Nesse formato de treinamento, é possível realizar um calibração inicial para verificar os níveis mínimos e máximos de atividade muscular. A intensidade das contrações seguintes será normalizada com base na calibração para controlar o esforço que será realizado. Portanto, a pessoa não poderá exagerar nem contrair menos que deveria. A pontuação só será atingida se a potência muscular for dentro da faixa desejada.

Além do parâmetro da intensidade, a duração das contrações também é controlada. Portanto, o desafio será contrair, manter e relaxar com os tempos propostos pelo sistema e determinados no programa de exercício. Por esse motivo, o resultado desejado desse treinamento é ganho da consciência e propriocepção avançada sobre os músculos.

Controle do sistema nervoso autônomo

Outro fator que pode influenciar a tensão muscular é a hiperatividade do sistema nervoso central autônomo. A ativação do sistema simpático pode ser causada por situações de estresse ou alta concentração em atividades e faz com que a pessoa fique em estado de alerta, ou seja, com o tônus aumentado.

As sessões de Biofeedback também ensinam a reduzir esse estado de proteção também conhecido como “co-contração protetora”. O feedback gerado pelo aplicativo funciona como um aviso para que a pessoa note que está em estado de alerta e perceba como reduzir essa contração tônica.

Dessa forma, a pessoa pode testar diversas estratégias e descobre quais delas funcionam para ela. A repetição faz com que essas ações tornem-se automáticas e que seja possível atingir esse estágio de forma breve e efetiva. O tempo para atingir o relaxamento reduz na medida em que a pessoa realiza mais sessões de treinamento.

Uma revisão sistemática com meta-análise demonstrou que, além de reduzir a tensão muscular, o treinamento com Biofeedback também reduziu sintomas de escalas de ansiedade e depressão¹.

Tecnologia Biofeedback

Considerações finais

As pessoas treinadas com o Biofeedback muscular aprendem novas habilidades que fazem com que elas aprendam o controle voluntário da tensão muscular. Essas novas capacidades poderão ser realizadas sempre que for necessário e permitem que a pessoa tenha controle sobre eventos de desconforto muscular.

Como vimos, as principais estratégias aprendidas com o Biofeedback para atingir esse feito são: a identificação de posturas neutras, o aumento da consciência corporal através de exercícios controlados e aprendizado do controle do estresse. O Biofeedback sempre foi uma técnica acessível apenas nos países desenvolvidos, mas atualmente passou a ser recurso portátil, com bom custo-benefícios e de fácil utilização. Portanto, é um recurso viável e que trás objetividade para o treinamento de pessoas com excesso de tensão nos músculos.

Você gostaria de conhecer a técnica de Biofeedback? Receba um e-book completo sobre Biofeedback: 

Ubirakitan Maciel

Diretor científico da neuroUP

contato@neuroup.com.br

 

Referências: 

Nestoriuc, Y., Rief, W., & Martin, A. (2008). Meta-analysis of biofeedback for tension-type headache: Efficacy, specificity, and treatment moderators. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 76(3), 379-396.

Compartilhe esse conteúdo:

neuroUP | Assinatura Mensal PRO

Receba o suporte completo para a implantação do seu serviço profissional de Biofeedback. A assinatura inclui: Certificação em Biofeedback por videoconferência, 02 equipamentos Myobox 2+, acesso ao software PRO com Database Plus e 100 eletrodos. O investimento da assinatura mensal é recorrente e não ocupa espaço no limite do seu cartão. Inscreva-se e faça parte da nossa comunidade de +300 profissionais no Brasil e no mundo!

R$219,00 / mês com teste gratuito por 1 mês e uma taxa de inscrição de R$399,00

Descrição

Conheça o neuroUP PRO

Medição objetiva da função muscular.
Rápido, acessível e sem fios.

Como funciona o neuroUP PRO?

1 - Contrate o
neuroUP PRO

Inscreva-se para fazer parte da rede de profissionais neuroUP. Você irá receber os materiais e orientações para implantar um serviço de Biofeedback muscular.

2 - Receba o kit com equipamentos

O kit será enviado para o seu endereço através dos Correios. Você irá receber dois equipamentos portáteis de Biofeedback (Myobox 2+) e um pacote com 100 eletrodos adesivos.

3 - Receba a Certificação em Biofeedback

Agende o seu treinamento para receber as orientações de uso por videochamada.

4 - Tenha acesso anual a todos os módulos

Ao final do primeiro ano, para continuar com todos os benefícios, renove a assinatura dos módulos premium. Sem ele, será possível visualizar os sinais em tempo real no app gratuito.

Perguntas Frequentes

Para esclarecer eventuais dúvidas, nós criamos um FAQ com perguntas frequentes sobre o neuroUP PRO,

basta clicar abaixo para ler:

O serviço inclui:

2 (dois) equipamentos portáteis de Biofeedback (Myobox 2+);

▪ Pacote com 100 eletrodos adesivos. 

▪ Licenciamento do aplicativo da neuroUP (celular/tablet iOS e Android) com a criação de 1 (um) usuário profissional e cadastro de até 100 clientes;

▪ Certificação em Biofeedback (treinamento por videoconferência);

▪ Acesso anual aos módulos Premium (jogos e módulos com interfaces básicas e avançadas de Biofeedback);

▪ Emissão de até 200 (duzentos) relatórios das sessões/mês, com backup dos dados na nuvem.

▪ Divulgação do seu perfil em nossa rede de credenciados no site.

▪ 1 Consultoria com Especialista/mês.

O valor será debitado mensalmente no seu cartão de crédito, de forma recorrente, sem comprometer limite do seu cartão. O valor da Certificação em Biofeedback de R$399 será pago na data da inscrição e, somente no próximo mês, será iniciada a cobrança da mensalidade.

O kit será enviado através dos Correios, para qualquer lugar do Brasil. Além dos 2 equipamentos Myobox2+, é enviado um pacote com 100 eletrodos adesivos, que serão utilizados nas sessões.

Ao final do primeiro ano, você poderá optar pela renovação da assinatura que garante o acesso aos relatórios, treinamentos e aos módulos e jogos premium. Sem a renovação, você será migrado para o plano gratuito Database Start, que permite acesso limitado a alguns módulos e dados apenas em tempo real (não estão inclusos os relatórios das sessões).

Receba informações por WhatsApp

Informação adicional

DIMENSÕES DO APARELHO

6cm x 4,4cm x 2cm

COMPATÍVEL COM

iOS (iPhone e iPad – iOS12 ou superior ) e Android (smartphones e tablets 6.0 ou superior)

O APLICATIVO É GRATUITO?

Sim. O aplicativo neuroUP está disponível para download gratuitamente na Apple Store e PlayStore, sem limite de usos.

O APLICATIVO GERA RELATÓRIOS?

Sim. O neuroUP PRO é um serviço na nuvem que gera análises estatísticas e gráficos das sessões, além de possibilitar um backup de dos seus dados na nuvem para não perder nenhuma informação.

MEMÓRIA RAM RECOMENDADA

1,5 Gb ou superior

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta

×
×

Carrinho