Vantagens do uso de Biofeedback no treinamento muscular

You are currently viewing Vantagens do uso de Biofeedback no treinamento muscular

A tecnologia de Biofeedback já é utilizada na estimulação das funções neuromusculares desde a década de 60.  A técnica utiliza sensores para medir, em tempo real, a atividade elétrica dos músculos de forma objetiva, segura e não-invasiva. 

O treinamento muscular com Biofeedback beneficia principalmente as pessoas com dificuldade em controlar a ativação dos músculos de forma voluntária, mas mais diversas áreas do corpo. 

Além disso, uma das grandes vantagens do Biofeedback é que, através dele, é possível ter acesso em tempo real às respostas do organismo da pessoa em treinamento. E não é só isso: com nossa nova atualização, é possível sincronizar dois aparelhos para medir a atividade simultânea de músculos diferentes. Continue a leitura e saiba mais.

Biofeedback para guiar exercícios

As principais funções da tecnologia de Biofeedback no treinamento muscular são o controle fino da musculatura, o aprendizado neuromuscular e a recuperação motora. 

O funcionamento é simples: primeiro, o aparelho faz uma calibração para entender qual o nível máximo de força que a pessoa consegue. Com base nisso, o sistema desenha um gráfico personalizado para pessoa em treinamento.  

Desse modo, é possível identificar qual é o limite e adaptar os objetivos do jogo de acordo com as capacidades de cada pessoa. Os eletrodos colocados na pele captam a atividade elétrica dos músculos e a enviam a um software (aplicativo para smartphones ou tablets), que interpreta a atividade. 

Através desta ferramenta, o profissional consegue observar e corrigir na mesma hora o movimento. Isso proporciona maior senso de evolução e aumento da consciência corporal. 

Além disso, o uso dessa técnica pode ser frequente, uma vez que é não-invasiva.

Evolução e funcionalidade neuroUP: conheça o módulo Control 

Conforme nós contamos em nossa história, nosso intuito, para além de democratizar o acesso à tecnologia e de levar qualidade de vida ao maior número de pessoas possível, é também modernizar o modo como são feitos os treinamentos musculares. Por isso, é com muita satisfação que lhe apresentamos a nossa nova atualização para profissionais: o módulo Control. 

Com o módulo Control, é possível sincronizar dois aparelhos de Biofeedback ao mesmo tempo. Ou seja, você conseguirá ligar dois aparelhos em músculos diferentes e poderá visualizar a atividade elétrica no mesmo aplicativo.

Essa funcionalidade é muito vantajosa, já que verifica se há simetria ou assimetria entre músculos diferentes, bem como o equilíbrio. 

Por fim, também consegue avaliar como está o desempenho funcional da pessoa enquanto ela realiza as tarefas. 

É uma análise muito mais completa do movimento humano e que possibilita diversos avanços nos treinamentos de recuperação  de traumas, fraturas, lesões musculares, entre outros.

Se você é antenado com as tecnologias e gosta de demonstrar resultados para os clientes, investir em Biofeedback pode ser uma excelente alternativa. Afinal, um profissional que está alinhado com a melhor opção de serviço para seu público torna-se uma referência – principalmente se for pioneiro em sua área. 

Compartilhe esse conteúdo:

Invista em Biofeedback e garanta mais engajamento, efetividade e precisão

Relatórios das sessões de Biofeedback

Deixe um comentário