O cérebro com bruxismo em vigília

O bruxismo em vigília tem cada vez mais chamado a atenção dos profissionais de saúde devido a sua associação com dores musculares orofaciais ¹. Porém, ainda se sabe pouco sobre as bases neurofisiológicas que levam a essa condição. Esse artigo tem o objetivo de analisar a geração dos movimentos funcionais e parafuncionais, tomando como base…

Continue Lendo →

Posição da mandíbula e o músculo Temporal

  POSIÇÃO DA MANDÍBULA X MÚSCULO TEMPORAL A atividade elétrica muscular, captada através da Eletromiografia, reflete a somação dos potenciais de ação de um local. O aumento de sua potência significa que mais fibras estão sendo disparadas com relação espacial ou temporal entre si. Mas quais são os fatores que influenciam as variações da potência…

Continue Lendo →

Como identificar subtipos de Bruxismo em Vigília

ENDOFENÓTIPOS O diagnóstico clínico é a base para qualquer tratamento na área de saúde. Mas na prática, existem pequenas variações que não podem ser explicadas pelas definições tradicionais de manuais de diagnóstico. Pacientes classificados com a mesma síndrome podem apresentar pequenas variações genéticas e também podem sofrer influências ambientais diferentes que alteram a expressão desse…

Continue Lendo →

Ebook: três ferramentas para mensurar a dor muscular de seus pacientes

Se você estiver sem tempo para ler agora, preparamos um eBook com o conteúdo que compartilhamos aqui. Clique aqui para baixar seu ebook gratuitamente. AVALIAÇÃO DA DOR MUSCULAR A dor é uma experiência sensorial e emocional complexa que é processada em diversas regiões do nosso sistema nervoso. Esta sensação nos tira da zona de conforto,…

Continue Lendo →

Métodos para pesquisa em biofeedback

Nosso cientista chefe, o dr. Ubirakitan Maciel, escreveu um pequeno artigo sobre métodos de pesquisa utilizando a plataforma de biofeedback da neuroUP, cujo objetivo é fornecer  uma base para elaboração de projetos de pesquisa utilizando a plataforma neuroUP. A primeira sessão apresenta uma introdução sobre o Biofeedback e aspectos técnicos e a última sessão possui enfoque nos métodos…

Continue Lendo →

O que é e como funciona o neuroUP Database

FISIOLOGIA X SINTOMAS CLÍNICOS A especialidade de DTM e dor orofacial está passando por um crescimento acelerado no Brasil. Diversas inovações tecnológicas estão começando a ser aplicadas nos consultórios. Porém, uma dificuldade ainda recorrente é a falta de instrumentos objetivos na avaliação fisiológica dos pacientes. As alterações musculares costumam surgir de forma silenciosa e as modificações fisiológicas…

Continue Lendo →

Bruxismo em Vigília e a Perda Dentária Progressiva

Um estudo publicado na revista PLoS One demonstrou que o bruxismo em vigília pode estar relacionado com a perda dental progressiva. Os autores também defenderam que a medição dos movimentos parafuncionais diurnos poderia ser utilizada como prognóstico da estabilidade do sistema estomatognático. Durante o estudo, os pesquisadores analisaram três grupos de pacientes, onde um desses…

Continue Lendo →

Pacientes com dor nos músculos mastigatórios tendem a realizar o apertamento dos dentes com maior frequência do que pessoas sem dor.

Pesquisadores da Itália, Holanda e Canadá realizaram conjuntamente, em maio desse ano, um levantamento sobre a diferença de atividade dos músculos mastigatórios entre mulheres com e sem dor em tais músculos. Durante o estudo, dois grupos de mulheres, um queixando-se de dor e outro sem dores, foram submetidos a realizar atividades comuns como ler, jogar videogame e responder…

Continue Lendo →

Os efeitos do biofeedback no bruxismo de vigília

De acordo com a pesquisa publicada no Journal of Prosthodontic Research, com o título Effect of electromyogram biofeedback on daytime clenching behavior in subjects with masticatory muscle pain, o treinamento com o biofeedback reduziu significativamente os episódios de apertamento dental em pacientes com bruxismo em vigília associado a dor muscular. Na pesquisa, que fora realizada pelo departamento de…

Continue Lendo →

A eficácia dos tratamentos em biofeedback

O biofeedback se mostra mais eficiente do que terapias de relaxamento. É o que aponta o artigo “Meta-Analysis of Biofeedback for Tension-Type Headache: Efficacy, Specificity, and Treatment Moderators”, escrito por um grupo de pesquisadores da Universidade de Marburg na Alemanha no “Journal of Consulting and Clinical Psychology” em 2008. A pesquisa aponta como o tratamento possui efeitos fortes e…

Continue Lendo →

Page 1 of 2