Estudo de caso – Biofeedback para Bruxismo em vigília e DTM muscular

Estudo de caso de um paciente com Bruxismo em vigília associado a uma DTM do tipo muscular que passou pelo treinamento com o Biofeedback muscular

Continue Lendo →

Tratamentos para Bruxismo em vigília

No e-book “O cérebro com bruxismo da vigília” nós conversamos sobre a neurofisiologia dos movimentos parafuncionais e revisamos que a gênese desse comportamento ocorre no sistema nervoso nervoso central. E, para fixarmos um ponto importante, gostaria de destacar uma pergunta frequente sobre o tema: Nós sabemos que o enfoque principal do tratamento de mialgias é…

Continue Lendo →

O cérebro com bruxismo em vigília parte II – Estresse

Artigo com informações sobre a neurofisiologia do bruxismo em vigília com foco na gênese dos movimentos parafuncionais.

Continue Lendo →

Guia de relaxamento

Relaxamento

Guia interativo de relaxamento para dor de cabeça Aplicativo gratuito que te ensina a reduzir a tensão dos músculos Entenda como o relaxamento pode te ajudar a reduzir a dor de cabeça; VOCÊ SABIA? Costumamos apertar os dentes de forma excessiva quando estamos estressados ou concentrados; PROBLEMA Essa tensão sobrecarrega os músculos ao redor da…

Continue Lendo →

Posição da mandíbula e o músculo Temporal

maxilar

  POSIÇÃO DA MANDÍBULA X MÚSCULO TEMPORAL A atividade elétrica muscular, captada através da Eletromiografia, reflete a somação dos potenciais de ação de um local. O aumento de sua potência significa que mais fibras estão sendo disparadas com relação espacial ou temporal entre si. Mas quais são os fatores que influenciam as variações da potência…

Continue Lendo →

Como identificar subtipos de Bruxismo em Vigília

DTM

ENDOFENÓTIPOS O diagnóstico clínico é a base para qualquer tratamento na área de saúde. Mas na prática, existem pequenas variações que não podem ser explicadas pelas definições tradicionais de manuais de diagnóstico. Pacientes classificados com a mesma síndrome podem apresentar pequenas variações genéticas e também podem sofrer influências ambientais diferentes que alteram a expressão desse…

Continue Lendo →

Ebook: três ferramentas para mensurar a dor muscular de seus pacientes

A dor é uma experiência sensorial e emocional complexa que é processada em diversas regiões
do nosso sistema nervoso. Esta sensação nos tira da zona de conforto, portanto, é vital para a proteção do nosso organismo

Este assunto é de extrema relevância clínica, já que todos os profissionais de saúde recebem pacientes com esta sintomatologia, independente da sua especialidade. E, para que a dor crônica seja controlada, é fundamental que o paciente se engaje e realize uma série de mudanças comportamentais.

Continue Lendo →

Métodos para pesquisa em biofeedback

Nosso cientista chefe, o dr. Ubirakitan Maciel, escreveu um pequeno artigo sobre métodos de pesquisa utilizando a plataforma de biofeedback da neuroUP, cujo objetivo é fornecer  uma base para elaboração de projetos de pesquisa utilizando a plataforma neuroUP. A primeira sessão apresenta uma introdução sobre o Biofeedback e aspectos técnicos e a última sessão possui enfoque nos métodos…

Continue Lendo →

O que é e como funciona o neuroUP Database

FISIOLOGIA X SINTOMAS CLÍNICOS A especialidade de DTM e dor orofacial está passando por um crescimento acelerado no Brasil. Diversas inovações tecnológicas estão começando a ser aplicadas nos consultórios. Porém, uma dificuldade ainda recorrente é a falta de instrumentos objetivos na avaliação fisiológica dos pacientes. As alterações musculares costumam surgir de forma silenciosa e as modificações fisiológicas…

Continue Lendo →

Bruxismo em Vigília e a Perda Dentária Progressiva

Um estudo publicado na revista PLoS One demonstrou que o bruxismo em vigília pode estar relacionado com a perda dental progressiva. Os autores também defenderam que a medição dos movimentos parafuncionais diurnos poderia ser utilizada como prognóstico da estabilidade do sistema estomatognático. Durante o estudo, os pesquisadores analisaram três grupos de pacientes, onde um desses…

Continue Lendo →

Page 1 of 2